Saúde e Vigilância Sanitária

Saúde fecha com a Achè mais 129 mil ampolas de medicamentos para intubação

26/03/2021

O Ministério da Saúde fechou, nesta sexta-feira (26), acordo com a indústria Achè para envio de mais 129 mil ampolas de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT) aos pacientes graves e gravíssimos da Covid-19. Os medicamentos serão entregues para todo o Brasil em até 72h após o faturamento ao longo dos próximos sete dias.

Outras 57.440 ampolas de medicamentos para intubação foram entregues pela farmacêutica entre os dias 19 e 25 de março. Os estados de São Paulo e Pernambuco vão receber, dentro desse quantitativo, 16.500 unidades até a próxima semana.

Na noite de ontem (25), a farmacêutica União Química começou o envio dos medicamentos para intubação acordados com o Ministério da Saúde em comitiva técnica realizada no início desta semana. O primeiro lote, com 165 mil sedativos, de um total de 1,4 milhão de unidades, chegou no depósito de Guarulhos. Assim que todas as entregas chegarem aos estados, caberá aos gestores locais organizarem e distribuírem os medicamentos aos municípios e estabelecimentos de saúde, conforme demandas.

O Ministério da Saúde também firmou acordo com outras duas indústrias, a Cristália que deve entregar 1,2 milhão de unidades até o fim do mês, e com a Eurofarma, que acordou o envio de 212 mil unidades. A iniciativa respeita as realidades do parque industrial de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade do cidadão brasileiro. No total, a missão realizada no início da semana garantiu mais de 2 milhões de unidades de medicamentos que integram o chamado kit intubação.

Por Gustavo Frasão, NUCOM SAES

Fonte:Ministério da Saúde