DESTAQUES DA SEMANA – SESAI

Saúde Indígena: Assembleia Mundial de Saúde e ações de multivacinação foram destaques da semana

29/05/2023
Divulgação/MS

A presença do secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, na Assembleia Mundial de Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça, e agendas em diversos Distritos Sanitários Especiais Indígenas marcaram a semana da Secretaria de Saúde Indígena.

Confira os destaques:

Sábado (20)

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste Roraima, em parceria com a Ação da Saúde Itinerante, realizou uma atividade na Comunidade Indígena Malacacheta, no Município de Cantá (RR).

O Dsei Alto Rio Solimões realizou ação de multivacinação com o dia "D" da Campanha de Multivacinação no estado do Amazonas, visando à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha ocorrerá durante 10 dias para intensificar o aumento das coberturas vacinais no Amazonas e no Acre.

A coordenadora do Dsei Médio Rio Solimões e Afluentes, Ercilia Tikuna, visitou a aldeia Nova Esperança do Arauiri, do Povo Kokama. A convite do Cacique Cláudio Kokama, ela participou da comemoração do Dia das Mães na aldeia. Na ocasião, a dança cultural Kokama, preparada pelos professores da Escola Indígena, foi apresentada aos convidados. O tuxaua agradeceu a visita da coordenadora e de sua equipe, enfatizando que esses momentos são oportunos para conhecer a realidade do povo e fortalecer as relações interpessoais.

Ercilia Tikuna parabenizou os moradores da aldeia pela linda festividade e por fortalecer a cultura indígena: "Nesses momentos de visitas e convivência nas aldeias, é importante que possamos conhecer, dialogar e estabelecer uma gestão participativa, que ouve o povo para construir e fortalecer a política de atenção à saúde dos povos indígenas".

Segunda-feira (22)

O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, participou da 76ª Assembleia Mundial de Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. É a primeira vez na história que o Estado Brasileiro defende a aprovação de uma resolução que trata da saúde dos povos indígenas. A minuta de resolução deve ser apreciada pela OMS no dia 27 de maio.

Na prática, o tema saúde indígena passará a ser objeto de um importante tratado, o que reforçará ainda mais a necessidade da promoção dos direitos dos povos indígenas. Não havendo nenhuma intercorrência e sendo aprovada a minuta proposta pelo Brasil, ela será adotada por todos os Estados-Membros da OMS.

Na Assembleia Geral da OMS, o secretário Weibe Tapeba dialogou com representantes de outros países, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências sobre iniciativas em curso relacionadas à saúde dos povos indígenas.

Nesta mesma data, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami deu início à capacitação de 19 novos colaboradores que entrarão no Território Yanomami, como médicos e enfermeiros da Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Terça-feira (23)

A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (Dapsi), Maria Do Carmo Andrade Filha, participou do Seminário de Planejamento e a 82ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS.

No mesmo dia, o Dsei Leste Roraima deu início ao 1º Seminário Distrital de Saúde Indígena, que tem como objetivo promover a reestruturação dos serviços do Distrito e a melhoria na qualidade da Saúde Indígena, com Transparência, Controle Social e Gestão Compartilhada. O seminário foi realizado na Comunidade Indígena Malacacheta, Cantá. O evento contou com a participação de diversas autoridades regionais e representantes de várias instituições que atuam no âmbito da saúde indígena.

No Dsei Kaiapó do Pará, a Saúde Bucal do Polo Redenção, em parceria com os alunos de odontologia da Faculdade FIC, realizou na Casa de Saúde Indígena (Casai) uma ação da campanha Maio Vermelho para conscientizar a população Kaiapó sobre a prevenção e a luta contra o câncer de boca, enfatizando a gravidade da doença e a necessidade de cuidados e do diagnóstico precoce. Também ocorreram palestras com orientações sobre a importância da saúde bucal e instruções de como realizar a higiene oral, de forma lúdica e criativa. A ação contou com a doação de escovas de dentes a todas as crianças, além de escovação supervisionada.

No Dsei Araguaia, foi realizada reunião, na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia, que teve como tema a violência contra as mulheres indígenas e o alcoolismo nas aldeias. O encontro contou com a participação de caciques e líderes e teve uma significativa presença feminina. A iniciativa foi fruto de uma ação conjunta entre o Coletivo de Mulheres Iny, liderado por Eliana Karajá e várias participantes que fazem parte do coletivo, e a presença da Arquivos Projeto com Comunidades Indígenas (Adra).

Quarta-feira (24)

Foi realizada visita domiciliar nas residências de idosos, gestantes e hipertensos na aldeia São José do Rio Apapóris, da etnia Makúyuhup, localizada próximo à Japurá, onde a logística é feita apenas via área. Os pacientes receberam atendimento de enfermagem, além de orientações e medicamentos.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde