Saúde e Vigilância Sanitária

Saúde lança projeto TRAUMA, banco que reúne dados sobre lesões por violências e acidentes

07/04/2022
Saúde lança projeto TRAUMA, banco que reúne dados sobre lesões por violências e acidentes

O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, lançou na segunda-feira (04), um projeto tecnológico que vai integrar e compartilhar informações sobre lesões por violências e acidentes. A medida será implementada por meio de uma base de dados unificada e atualizada em tempo real para apoiar o atendimento, a gestão, subsidiar melhorias no atendimento e embasar políticas públicas.

Tecnologia de Rápido Acesso Unificado para Mitigação da Acidentalidade (TRAUMA) é o nome do projeto que surgiu no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A criação do banco terá como protocolo padrão o envio e a consulta das informações sobre o atendimento a traumas, o que possibilitará a criação de painéis de gestão com informações mais qualificadas.

Durante o lançamento do projeto, em Brasília, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, destacou a importância dos dados para a tomada de decisões. Para ele, a medida vai integrar informações de diferentes sistemas relacionados à saúde, como da Atenção Pré-Hospitalar Móvel e do Prontuário Eletrônico do Paciente, além de parceiros externos, como segurança pública.

“O PROADI fará diferença na ponta do SUS à medida em que irá gerar indicadores para que o gestor possa ter uma percepção mais clara e, então, tomar as decisões de gestão. A gente só gerencia o que conhece e só se conhece quando há dados”, enfatizou.

Brasília é um dos locais a participar do projeto. O Secretário de Saúde do Distrito Federal, General Manoel Pafiadache, falou sobre a necessidade da mudança do quadro geral de atendimento do trauma no Brasil. “Quando a gente avança com a assistência mais próxima do paciente, reduz tempo e certamente vamos reduzir muito as mortes evitáveis”, disse.

O superintendente de Ciência de Dados e Analytics Big Data do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Edson Amaro Júnior, destacou a importância das equipes na realização do plano.

“Não é fácil construir um projeto à medida em que os desafios não são só tecnológicos, mas também de relações, portanto vamos precisar muito do aspecto pessoal, sendo que a construção das equipes já tem dado suporte a esse projeto e tem dado destaque. Espero que, em breve, a população consiga aproveitar este benefício”, pontuou.

A iniciativa conta ainda com o envolvimento do Departamento de Análise de Saúde e Doenças Não Transmissíveis (DASNT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES).

PROADI-SUS

O PROADI-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pela Pasta.

Os hospitais que participam do programa são:

• Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
• Beneficência Portuguesa de São Paulo;
•  Hospital do Coração;
• Hospital Israelita Albert Einstein;
• Hospital Moinhos de Vento;
• Hospital Sírio-Libanês.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde