Outros

Saúde, na Escuta chega ao Rio de Janeiro

13/11/2021

Crédito: Paula Bittar

Com o objetivo de apresentar as ofertas educacionais disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção Primária à Saúde (Saps) reuniram profissionais de saúde do Mais Médicos no Rio de Janeiro (RJ). Na oportunidade, também foram apresentadas aos profissionais iniciativas que possuem o fortalecimento da Atenção Primária no país.

O encontro aconteceu na segunda-feira (8). Com a presença dos titulares da Saps e da SGTES, Raphael Câmara e Mayra Pinheiro, respectivamente, também se propõe a prestar todo o suporte de dúvidas/atendimento e colher sugestões dos referidos médicos. A ideia é percorrer o país para ouvir os profissionais do Mais Médicos a fim de conhecer mais das dificuldades, que muitas vezes são inerentes à gestão municipal.

Até o momento, o estado do Rio de Janeiro conta com 587 vagas do Programa Mais Médicos ocupadas. Dessas, 101 profissionais estão atuando aqui na Capital. Ao todo, o Programa Mais Médicos está presente em 75 municípios fluminenses. Com a publicação do último edital do 24° ciclo, 27 vagas foram ofertadas em 8 municípios.

O diálogo com os médicos é realizado no âmbito do programa “Saúde, Na Escuta”. Também se propõe a prestar todo o suporte de dúvidas, atendimento e colher sugestões dos referidos médicos. A ideia é percorrer o país para ouvir os profissionais do Mais Médicos a fim de conhecer mais das dificuldades, que muitas vezes são inerentes à gestão municipal.

"Desde 2019, o Governo Federal externou o desejo de melhorar o Programa Mais Médicos. Uma das formas de aprimorá-lo foi buscar a qualificação de todos os profissionais que fazem parte do programa. Por esse motivo, estamos aqui hoje, para apresentar o que o Ministério da Saúde construiu por meio da SGTES”, afirmou a secretária Mayra Pinheiro.

Pinheiro ainda destaca que são oferecidas diversas capacitações, em várias plataformas. “Durante a pandemia, tivemos também a preocupação de melhorar os cuidados para a formação em relação à Covid-19 para as 14 categorias da saúde, mas, além disso, os profissionais encontram cursos em diversas áreas, como saúde mental. O que queremos é cuidar melhor de todos os profissionais para que juntos possamos cuidar melhor da população brasileira”, complementou.

"Eu aprendi muito com o Programa Mais Médicos pelo Brasil. Tirei meu CRM aqui. Aprendi também com esses cursos de capacitação e só tenho a agradecer”, complementou Lawrence Stephen Okeibunor Okolie, médico estrangeiro que faz parte do programa.


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde