RIO GRANDE DO SUL

Saúde reforça equipes da Força Nacional do SUS no estado

09/05/2024
divulgação/MS

O Ministério da Saúde reforçou a presença da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no socorro emergencial no Rio Grande do Sul. O estado sofre severas enchentes devido às chuvas dos últimos dias. Os profissionais chegaram, nesta quarta-feira (8), em Porto Alegre. Inicialmente, foram disponibilizadas equipes volantes, serviço aeromédico e atendimento nos hospitais de campanha. 

A missão foi acompanhada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. Ele também discutiu novas ações para aumentar a assistência na região.  O secretário sobrevoou áreas alagadas pelas enchentes e recebeu informações atualizadas do socorro prestado pelo ministério na região. Lá, ele ressaltou a atuação da Força Nacional do SUS.  “Trouxemos uma grande equipe para apoiar os municípios mais atingidos, inclusive com equipes que atuaram em Eldorado do Sul, cidade que foi bastante atingida pelos temporais”, comentou. 

Em Porto Alegre, Proenço se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para alinhar ações conjuntas. O encontro ocorreu no Centro de Operações do Exército. Além disso, ele se encontrou com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, voluntários e trabalhadores da saúde. Na conversa, ouviu as necessidades mais urgentes da cidade, como remédios e água potável. 

No início da noite, Proenço esteve com a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, para articular ações no estado.  “As conversas foram para levantar as necessidades, entender como estão coordenadas as atividades, reforçar a Força Nacional do SUS e projetar novas ações para viabilizar iniciativas que são necessárias no Rio Grande do Sul”, frisou. 

Uma conversa com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição, conjunto de hospitais públicos federais, que estão atuando no estado, também fez parte da agenda. “No Ministério da Saúde, estamos bastante mobilizados e continuamos mobilizando muitos esforços, inclusive da Força Nacional do SUS. Sabemos da importância do deslocamento de profissionais de saúde para atuarem no estado”, comentou. 

O secretário reforçou que a pasta está aumentando a presença de profissionais, a distribuição de kits médicos-hospitalares para os municípios, além da liberação de recursos para conter a crise causada pelas chuvas. 

Fonte:Ministério da Saúde