DESTAQUES DA SEMANA – SVSA

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente fez parte delegação brasileira na 76ª Assembleia Mundial da Saúde

27/05/2023
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente fez parte delegação brasileira na 76ª Assembleia Mundial da Saúde

Também foram destaques da semana na Secretaria de Vigilância e Saúde e Ambiente a instituição do Grupo de Trabalho Ação de Saúde Amazônia, a visita de estudantes de Comunicação da Unesp e o lançamento da Campanha de Multivacinação no Acre.

Confira os destaques:

· Segunda-feira (22)

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, e o diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira, participaram da abertura da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra, na Suíça. Os dois fizeram parte da comitiva da Pasta, liderada pela ministra Nísia Trindade.

A Assembleia Mundial da Saúde é um dos eventos mais importantes do setor e serve como espaço para debates e acordos a respeito de temas pertinentes à saúde global. “O Brasil vem retomando o protagonismo nas agendas internacionais e em pautas prioritárias para a saúde mundial. Nossa gestão acredita e defende a ciência”, explicou Ethel Maciel.

Órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a reunião conta com a presença dos países-membros e desenha as políticas da Organização para os próximos 12 meses. Neste ano, o tema escolhido foi “OMS aos 75: salvando vidas, levando saúde para todos”.

· Terça-feira (23)

Dando sequência à agenda na 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), a secretária Ethel Maciel se reuniu com o ministro da Saúde da França, François Braun, acompanhado da delegação francesa. Na pauta, a preparação e resposta à pandemia. O encontro também contou com apresença do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus.

Ainda nesta data, a secretária participou dos debates do Painel Ministerial de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Tuberculose (TB). A sessão teve como proposta a revisão do progresso na realização de metas de TB e acordadas nos níveis nacional e regional em 2018. Também foram discutidos os avanços rumo ao fim da pandemia da doença até 2023.

· Quarta-Feira (24)

Ethel Maciel participou do encontro sobre Inovação em Pesquisa de Tuberculose pela U.S Agency for International Development. Na ocasião, a secretária falou sobre a necessidade de as inovações terem preços acessíveis para que possam chegar em todos os países e em todas as pessoas.

Neste dia, a secretária da SVSA acompanhou a ministra Nísia Trindade em reunião com representantes da United Nations Programme on HIV/Aids (Unaids), juntamente com o diretor Draurio Barreira e demais membros da delegação brasileira. O debate foi sobre a situação da HIV/Aids no Brasil e no mundo.

Ainda na quarta-feira, a SVSA recebeu, em Brasília (DF), um grupo de estudantes do curso de Comunicação Rádio e TV da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Durante a visita os alunos puderam conhecer as dependências da Secretaria e saber um pouco mais sobre o trabalho realizado pelas equipes técnicas do órgão.

· Quinta-feira (25)

O curso sobre Tuberculose do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), já conta com quase 15 mil acessos. Em formato de podcast, está disponível na plataforma CofenPlay, com 12 episódios dos quais participam diferentes profissionais com expertise na resposta à doença no Brasil.

· Sábado (27)

O Ministério da Saúde inicia a Campanha de Multivacinação no Acre. A iniciativa busca atualizar a caderneta de vacinação da população e aumentar as coberturas das vacinas do calendário da criança e do adolescente no estado, fundamentais para evitar o retorno e o agravamento de doenças eliminadas no país, como a pólio e o sarampo.

O lançamento contará com a participação do diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Eder Gatti. 

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saúde e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde