Outros

Secretário de Atenção Primária à Saúde participa de Dia D da megavacinação contra a Covid-19

22/11/2021

Quem ainda não tomou a segunda dose da vacina Covid-19 ou já pode reforçar a imunidade com a dose de reforço teve a oportunidade de procurar os postos de vacinação neste sábado (20) em todo o Brasil. O Ministério da Saúde realizou a campanha nacional da Mega Vacinação em todo país. O Dia “D”, que abriu os trabalhos da campanha, ocorreu em todos os estados e contou com transmissão ao vivo de seis capitais brasileiras espalhadas pelas cinco regiões. No Sul, a ação ocorreu na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, em Curitiba, no Paraná. Até às 11 horas da manhã, a UBS já tinha vacinado cerca de 400 pessoas e o município imunizado mais de 3 mil paranaenses.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estava na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), e falou com os secretários do Ministério que estavam em diferentes estados brasileiros. Ao chamar o Secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Raphael Câmara, em Curitiba, Queiroga reforçou que o governo do presidente Jair Bolsonaro prioriza a porta de entrada do SUS por ter ciência que ela consegue sanar cerca de 80% dos problemas de saúde dos brasileiros. “Mega Vacinação não é esse dia. Mega Vacinação é o que estamos fazendo. É a tradição do Brasil. O Sistema Único de Saúde tem essa tradição. E mesmo antes do SUS, nós já fazíamos isso com muita propriedade. O Programa Nacional de Imunizações existe desde 1976. E o que nós queremos? Queremos que cada um dos brasileiros que estão aptos a receber a vacina, procure livremente as nossas salas de vacinação”, afirmou Queiroga.

O secretário da Saps, Raphael Câmara, lembrou que a atenção primária é a porta de entrada do SUS e está sempre pronta para atender os brasileiros. “Esse esforço conjunto existe para que consigamos a imunização completa da nossa população. Nossa campanha reforça o comprometimento do governo Federal em cuidar dos brasileiros. O SUS está de portas abertas!”, afirmou.

 

Foto: Mike Sena / Ascom


Os postos de imunização da região Sul estarão prontos para intensificar o esquema vacinal dos brasileiros até o próximo dia 26. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19. Além de Curitiba, outras cinco capitais brasileiras também sediam o evento da Mega Vacinação, são elas: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

A Mega Vacinação chamará mais de 21 milhões de pessoas que estão aptas para receber a segunda dose para completar o ciclo vacinal. A força-tarefa será realizada até 26 de novembro. Até lá, os mais de 38 mil postos de vacinação do Brasil estarão preparados para atender a população e aplicar as vacinas necessárias.

Na região Sul, 1,9 milhão de pessoas estão aptas para a segunda dose. O Paraná é o estado do Sul que registra o maior quantitativo de pessoas com o ciclo vacinal incompleto. São 728.7 mil paranaenses que ainda não tomaram a D2, enquanto que no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina têm, respectivamente, 692,7 mil e 531,7 mil pessoas que ainda não concluíram seus ciclos vacinais.

Até o momento, mais de 360 milhões de vacinas foram distribuídas para os estados e o Distrito Federal. Dessas, 297 milhões foram aplicadas, sendo 157 milhões de primeira dose e 128 de segunda dose. Para a Região Sul, foram enviadas 52,1 milhões de doses. Dessas, 49,9 milhões já foram aplicadas. Para o Paraná, o Ministério da Saúde enviou milhões de 20 de doses, sendo que 16,4 milhões já foram aplicadas. Até o momento, mais de 8,8 milhões de paranaenses tomaram a primeira dose e 7,3 milhões completaram seus ciclos vacinais.

Reforço na imunização

A campanha ainda anuncia mais uma etapa importante para a imunização dos brasileiros: a ampliação da dose de reforço para toda a população adulta acima de 18 anos. Ela deve ser feita cinco meses depois da segunda dose. Em novembro, mais de 12 milhões de brasileiros estão aptos para reforçar a imunização. No Sul, 1,3 milhão podem ter sua imunização reforçada neste mês. Nessa região, 1,7 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço. Entre os que já tomaram a dose de reforço, os números por estado são: Paraná: 624 mil; Santa Catarina: 351 mil; e Rio Grande do Sul: 750 mil.

Mahila Lara
Ministério da Saúde


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde