Outros

Secretário de Atenção Primária à Saúde visita unidades básicas de Montes Claros - MG

17/03/2022

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, esteve em Montes Claros, sexto município mais populoso de Minas Gerais, para conhecer as práticas de atenção básica local e o bom desempenho no Programa Previne. 

A secretária Municipal de Saúde, Dulce Gonçalves, apresentou ao secretário a estrutura da APS com 141 equipes de Saúde da Família, 33 unidades do Saúde na Hora, 41 salas de vacina, oito Academias da Saúde, 44 farmácias e quatro polos de plantão noturno.

De acordo com a secretária, é importante avaliar constantemente a qualidade do serviço prestado ao usuário. Para Dulce, o Programa Previne Brasil é de grande importância nesse processo. “O Previne Brasil trouxe a oportunidade de melhorarmos a qualidade da atenção primária à saúde no município”, disse.

 

Foto: Iara Rabelo/MS

Na oportunidade, Raphael Câmara tratou sobre os ganhos que a APS teve nos últimos anos, como a maior contratação de médicos pelo Ministério da Saúde e a implantação do Programa Médicos pelo Brasil, que busca melhorar o provimento na APS. “A atenção primária é muito importante para nosso país, e nos últimos anos ganhou muito corpo, levando saúde a milhares de brasileiros”, ressaltou. 

Durante a tarde, a equipe do Ministério da Saúde esteve na UBS Antônio Pimenta, que tem programa de residência em saúde da família. A unidade também dispõe de marcação de consultas on-line e de um sistema em que o paciente avalia o atendimento recebido na UBS.  Além de contar com o acolhimento avançado do usuário, modelo em que o paciente é atendido no mesmo dia.

A segunda UBS visitada foi a do bairro Maracanã, que, além de um programa completo de saúde bucal, conta com um polo de atendimento noturno que funciona até às 22h e busca ampliar o acesso da população à saúde.

As UBS de Montes Claros já contam com prontuário eletrônico e monitoram os usuários para que o acesso à saúde e a qualidade do atendimento estejam disponíveis a todos.

 

Iara Rabelo/MS

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde