TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Seminário internacional discute Nova Política de Atenção Especializada para o SUS

26/06/2023

Para debater a construção da Nova Política de Atenção Especializada, a formação de profissionais dessa área, em especial em regiões de difícil acesso, áreas vulnerabilizadas e em vazios assistenciais, além da melhoria das estratégias de saúde digital e inovação, o Ministério da Saúde promove, nesta segunda (26) e terça-feira (27) o Seminário Internacional de Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília. 

No ano que iniciam as novas gestões federal e estaduais, e que os municípios entram em seu terceiro ano de gestão, se faz necessário uma reflexão crítica sobre os rumos da atenção especializada do SUS, após um período de pandemia, onde a marca central do último governo foi pautada pelo enfrentamento com os demais entes federados e a falta de ação quanto ao cuidado à saúde. 

Na pauta do evento também estão previstas discussões sobre o fortalecimento da governança federativa no SUS, a revisão de modelos de financiamento, iniciativas de modelos de gestão, fortalecimento de parcerias e o intercâmbio internacional para realização de atividades, além dos estudos que fortaleçam a gestão de sistemas universais de saúde e novos mecanismos para a regulação de acesso e fluxo na Atenção Especializada à Saúde.  

Entre outras autoridades, a mesa de abertura do evento contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do secretário-executivo, Swedenberger Barbosa e do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães.  

Serviço
Seminário Internacional de Atenção Especializada à Saúde 

Data: 26 e 27/06
Horário: 9h
Local: Auditório da Opas/OMS, Avenida das Nações, Asa Norte, Brasília 

Fonte:Ministério da Saúde