Outros

Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde será tema de seminário nesta quarta (24)

22/08/2022

O Ministério da Saúde realiza, na próxima quarta-feira (24), o seminário “Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES)”. O evento, totalmente presencial, acontece no auditório do Edifício PO 700, em Brasília/DF, com a finalidade de apresentar a origem do sistema e suas contribuições para a formulação de uma nova agenda de recursos humanos em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de demonstrar o que já foi produzido.

O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sob coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Na programação do evento constam a interface entre os projetos de dimensionamento e SIMAPES; ofertas formativas, como cursos de especialização e mestrado; e uma atividade prática voltada para o manuseio dos painéis dinâmicos do sistema.

O projeto SIMAPES foi instituído por meio da Portaria GM/MS nº 1.858/2020, para viabilizar a coleta, análise e disponibilização de informações pertinentes à educação em saúde no País. O SIMAPES permite observar a relação entre a oferta de cursos técnicos e de graduação na área da saúde e a suficiência de campos de prática para a formação de profissionais de saúde, bem como divulgar informações sobre a capacidade instalada do SUS em relação a essas formações.

 

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde