Saúde e Vigilância Sanitária

SOS de Ponta: Ji-Paraná (RO) se destaca com maior adesão de profissionais

30/06/2022

Com 401 profissionais inscritos, o município Ji-Paraná, em Rondônia, se destaca com o maior número de inscritos, seguido de Boa Vista/RR (277 inscritos) e Santana/AP (264 inscritos) no SOS de Ponta, programa do Ministério da Saúde. A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) finalizou, nessa terça-feira (28), o período de adesão ao edital referente ao Eixo 1 da ação estratégica.

Ao todo, 1.743 profissionais de saúde se inscreveram para participar da ação, que ofertou 1.514 vagas, nos sete estados da região Norte do Brasil. Foram contabilizadas 944 inscrições para capacitação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, 546 para Suporte Avançado de Vida em Pediatria e 253 para Suporte Básico de Vida. A previsão de início das capacitações é no dia 1º de agosto.

O edital buscou selecionar profissionais da saúde, em atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para qualificação nas estratégias de enfrentamento às situações de urgência e emergência. Puderam se inscrever profissionais da enfermagem, fisioterapia e medicina, com registro ativo no respectivo conselho profissional; que estejam em exercício na assistência em uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos, que atenda ao SUS; e que possuem registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Posteriormente, serão disponibilizadas mais 1.380 vagas, totalizando 2.894 vagas para região Norte do País. Ao todo 10.500 profissionais estarão capacitados, para atuação em situações de urgência e emergência em todo o país.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde