Saúde e Vigilância Sanitária

SOS de Ponta: programa entra em nova fase para cadastros

07/02/2022

A Ação Estratégica ‘SOS de Ponta’, promovida pelo Ministério da Saúde, chega em uma nova fase. Até o próximo dia 17 de fevereiro, as instituições interessadas em participar do programa podem realizar o cadastro e deverão comprovar expertise em capacitar profissionais de saúde na área de urgência e emergência. A ação é destinada a instituições espalhadas por todo o país, mas o processo começará pela região Norte.

O “SOS de Ponta” é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) que busca a qualificação de aproximadamente 10 mil trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para abordagem ao paciente crítico, em situações de urgência e emergência.

A seleção das instituições acontece em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), e para realizar o cadastro, basta acessar o portal global de compras das Nações Unidas, responsável pela integração entre agências e fornecedores para acesso a diversas oportunidades.

Para participar, as entidades precisam ser certificadas pela American Heart Association (AHA) e comprovar expertise nas seguintes áreas:
• Suporte Básico de Vida (BLS);
• Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS);
• Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS).

Já aquelas que ofertam as capacitações em Suporte Pré-Hospitalar no Trauma (PHTLS) e em Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS) devem apresentar o certificado do American College of Surgeons (ACS).

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde