Outros

SUS incorpora tecnologia para tratamento de pacientes com AVC isquêmico

12/03/2021

O Ministério da Saúde incorporou a trombectomia mecânica para o tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é eficaz para diminuição das sequelas dos pacientes após o AVC. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), recomendou o uso da tecnologia nos casos com obstrução de grandes vasos sanguíneos até 8 horas após o início dos sintomas.

A trombectomia mecânica consiste na retirada de um coágulo ou de algum material que esteja obstruindo o fluxo de sangue em uma artéria do cérebro. O procedimento é feito durante a angiografia – exame de raio-X usado para produzir imagens detalhadas dos vasos sanguíneos – por meio de cateteres.

Os estudos avaliados pela Conitec demonstraram que os pacientes com AVC isquêmico que receberam trombectomia mecânica conseguiram realizar suas atividades diárias com mais independência. Verificou-se também que a tecnologia não está associada a um risco maior de morte ou hemorragia em até 90 dias depois do procedimento. Também foram considerados benefícios da tecnologia associada ao melhor tratamento clínico, bem como a existência de 20 Centros de AVC considerados aptos para realizar o procedimento.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O AVC ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, interrompendo a circulação sanguínea. Os principais sintomas são fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa. Existem dois subtipos de AVC: isquêmico e hemorrágico. O primeiro é o mais comum, representa 85% de todos os casos e é considerado agudo durante as primeiras 8 horas do início dos sintomas.

Estela Marys
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

 

Fonte:Ministério da Saúde