Outros

SUS oferece assistência gratuita para pacientes com insuficiência cardíaca

11/07/2022


Imagem da notícia

Entre as características das doenças cardíacas está a forma silenciosa que elas se apresentam, o que contribui para o diagnóstico tardio e o desenvolvimento de complicações (Foto: divulgação/Agência Saúde)

 

As Doenças Cardiovasculares (DCV) são as principais causas de internação e de mortes no Brasil quando o assunto é doença clínica não traumática. Em 2021, foram registrados mais de 167 mil atendimentos de pessoas com Insuficiência Cardíaca (IC) na Atenção Primária à Saúde. Em 2022, até o mês de abril, já foram registrados mais de 59 mil atendimentos.

Entre as características das doenças cardíacas está a forma silenciosa que elas se apresentam, o que contribui para o diagnóstico tardio e o desenvolvimento de complicações. Neste Dia Nacional de Alerta à Insuficiência Cardíaca, o Ministério da Saúde orienta sobre os cuidados com o coração.

Sinais e sintomas

A insuficiência cardíaca é um problema de saúde crônico que ocorre quando o coração se torna incapaz de bombear o sangue de forma adequada para os outros órgãos do corpo. Essa condição pode impactar na função pulmonar, renal e hepática. É uma síndrome complexa, que muitas vezes se desenvolve a partir de outras condições crônicas. Entre os principais sinais e sintomas, estão:

Fadiga;
Edema de membros inferiores (inchaço nas pernas);
Dispnéia (dificuldade para respirar);
Ortopnéia (dificuldade para respirar deitado);
Intolerância ao exercício físico.
 

Outros sintomas também podem ser evidenciados, como tosse durante a noite, perda de apetite, inchaço e dor abdominal, ganho de peso ou perda de peso acentuada ao longo dos meses.

Diagnóstico e tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece toda assistência para a pessoa com insuficiência cardíaca, incluindo ações de prevenção e controle, diagnóstico, oferta de medicamentos específicos, orientações e acompanhamento para uma vida mais adequada e saudável.

O tratamento envolve cuidados diários, controle dos fatores de risco e a utilização correta das medicações, conforme orientação da equipe de saúde.

Acesse para conhecer a Estratégia Cardiovascular na Atenção Primária à Saúde (ECV)

 

Fran Martins/ Ministério da Saúde com edição CCOM Aps

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde