REDUÇÃO DAS FILAS

Todos os estados brasileiros receberam recursos do Ministério da Saúde para reduzir fila de espera por cirurgias no SUS. Confira a lista

13/06/2023
Internet

O Programa Nacional de Redução das Filas chegou a todos os estados brasileiros. Na última semana, o Ministério da Saúde liberou recursos para reduzir a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) nos três estados que aguardavam análise técnica: São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A previsão é que cinco estados reduzam em cem por cento a fila de espera: Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Em 2023, o programa vai somar R$600 milhões em investimento. Desse total, R$ 200 milhões já foram destinados para apoiar os estados em ações para redução das filas.

A fila de cirurgias eletivas do sistema público de saúde chega a um milhão de procedimentos, segundo dados dos planos aprovados e enviados ao Ministério da Saúde. Com os recursos liberados, as secretarias de saúde estaduais e municipais poderão realizar mais de 487 mil cirurgias, o que representa 45% de redução da fila.

Cada estado estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local. Entre os procedimentos mais listados, estão cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção das hemorroidas e retirada do útero.

O programa foi anunciado em fevereiro, no início da atual gestão, e também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Este é um esforço do governo federal para o fortalecimento do SUS e para as ações prioritárias de atendimento à população brasileira.

Confira a lista das filas e cirurgias a serem realizadas:Redução de filas no SUS

Fonte:Ministério da Saúde