Meio Ambiente e Clima

Transtorno do Espectro Autista: entenda os sinais

29/08/2022

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social. O Ministério da Saúde alerta que os sinais do neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência do distúrbio é maior no sexo masculino.

Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum) porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, em uma graduação que vai da mais leve à mais grave. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA, o encaminhamento para intervenções comportamentais e o apoio educacional na idade mais precoce possível podem levar a melhores resultados a longo prazo.

A etiologia do Transtorno do Espectro Autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Tipos de Autismo

De acordo com o quadro clínico, o TEA pode ser classificado em:

  • Autismo clássico
    O grau de comprometimento pode variar muito. De maneira geral, os indivíduos são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente e conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Embora possam entender enunciados simples, têm dificuldade de compreensão e aprendem apenas o sentido literal das palavras. Não compreendem metáforas nem o duplo sentido. Nas formas mais graves, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. São crianças isoladas, que não aprendem a falar, não olham para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetem movimentos sem muito significado ou ficam girando ao redor de si mesmas e apresentam deficiência mental importante.

  • Autismo de alto desempenho (também chamado de síndrome de Asperger)
    Os portadores apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa medida bem reduzida. São verbais e inteligentes. Tão inteligentes, que chegam a ser confundidos com gênios porque são imbatíveis nas áreas do conhecimento em que se especializam. Quanto menor a dificuldade de interação social, mais eles conseguem levar vida próxima à normal.

  • Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE)
    Os indivíduos são considerados dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e de interação social), mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil. 

Tratamento no SUS

Pessoas com TEA apresentam necessidades básicas e devem ser acolhidas, de preferência, inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde. Contudo, devido à complexidade que envolve o TEA, parte dos cuidados em saúde poderão ser realizados nos ambulatórios especializados e Centros Especializados de Reabilitação (CERs), por exemplo, conforme as necessidades específicas de cada indivíduo.

Os tratamentos ofertados pelo CER compreendem a avaliação multiprofissional, o acompanhamento em reabilitação intelectual, bem como orientações para uso funcional de Tecnologia Assistiva.

A avaliação multiprofissional é realizada por uma equipe composta por médico psiquiatra ou neurologista e profissionais da área de reabilitação para determinar o impacto e as repercussões no desenvolvimento global do indivíduo e a finalidade do processo terapêutico, a fim de estabelecer um Projeto Terapêutico Singular. O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, individuais ou coletivas, que resultam da discussão de uma equipe interdisciplinar.

Atualmente, o SUS conta com 274 Centros Especializados em Reabilitação habilitados e 47 oficinas ortopédicas em 26 estados e no Distrito Federal, além de 237 serviços de reabilitação habilitados em uma única modalidade.

Ações voltadas às pessoas com TEA

  • Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: tem como objetivo oferecer orientações às equipes multiprofissionais do SUS para o cuidado à saúde da pessoa com TEA e de sua família, nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
    Saiba mais:  

  • Curso online “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”: voltado aos profissionais que atuam no SUS, das mais diferentes áreas, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, assim como acadêmicos e demais interessados pela temática.
    Saiba mais: 

O curso é totalmente gratuito, com carga horária de 30 horas-aula. As inscrições já estão abertas. Interessados podem se inscrever até 30 de novembro.

Karol Ribeiro
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde