FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Tratamento de doenças respiratórias e prevenção da obesidade infantil são temas de cursos com inscrições abertas

05/06/2023

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para cursos de formação profissional nas áreas de saúde respiratória e controle da obesidade infantil. As ofertas educacionais estão divididas em módulos e são voltadas para trabalhadores da saúde, com ênfase em profissionais da medicina e enfermagem que atuam em Atenção Domiciliar e Atenção Primária à Saúde, além de acadêmicos e demais interessados nos temas. Para participar, basta acessar a plataforma de ensino e realizar cadastro. 

  • Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica - Medicina

A habilitação tem como objetivo atualizar e qualificar profissionais em conhecimentos sobre diagnósticos e tratamentos das mais diversas patologias pulmonares. A oferta educacional, disponível na plataforma de ensino UNA-SUS, tem a carga horária de 60 horas e segue com inscrições abertas até 31 de julho de 2023. Estão disponíveis 10 mil vagas. 

  • Obesidade Infantil: Uma visão global da prevenção e controle na Atenção Primária

O curso, com carga horária de 40 horas, objetiva habilitar os profissionais da Atenção Primária do SUS, contribuindo no trabalho de reforço ao diagnóstico, na prevenção e controle do excesso de peso e obesidade infantil, como problemas prioritários e emergentes no Brasil. As inscrições estão abertas por tempo indeterminado na plataforma AVASUS. 

  • Cuidado da Criança e Adolescente com Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde

A oferta educacional, com inscrições abertas até 30 de junho de 2023 e carga horária de 30 horas, está disponível na plataforma UNA-SUS. O curso busca apoiar as equipes de saúde a oferecer o cuidado para crianças e adolescentes que já foram diagnosticadas com sobrepeso e obesidade segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) por idade. Estão disponíveis 50 mil vagas. 

Fonte:Ministério da Saúde