QUALIFICAÇÃO

Três cursos para farmacêuticos estão com matrículas abertas; confira as oportunidades

20/01/2023

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), oferece três cursos gratuitos voltados aos farmacêuticos e profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária. As capacitações são realizadas na modalidade EaD. Para participar, basta fazer o cadastro. Não é necessário passar por processo seletivo.

Veja abaixo a relação dos cursos ofertados:

  • Cuidado em Casos de Mordedura de Animais e Intoxicação por Animais Peçonhentos, Plantas Tóxicas e Medicamentos 

São 10 mil vagas e as matrículas seguem abertas até 9 de fevereiro. O manejo adequado de quadros de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos pela equipe da Unidade Básica de Saúde é de fundamental importância, uma vez que essas emergências estão presentes entre as queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS) e podem ameaçar a vida se não forem cuidadas adequadamente. Neste curso, será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes, além de reconhecer os cuidados relacionados a estes casos na APS.

  • Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde

Estão disponíveis 20 mil vagas e as matrículas poderão ser realizadas até 17 de fevereiro. Com carga horária de 25 horas-aula, a habilitação apresenta aos estudantes os conceitos e questões fundamentais da temática para uma assistência com mais qualidade. Entre os conteúdos abordados estão: o conceito da cultura de segurança, os componentes e ferramentas para fomentar a segurança do paciente e a segurança no uso de medicamentos.

  • Farmácia Clínica: uma abordagem sobre gestação de alto risco e terapia intensiva neonatal

As matrículas seguem abertas por tempo indeterminado e as vagas são ilimitadas. O curso aborda a importância do acompanhamento farmacoterapêutico na gestação de alto risco para a otimização da efetividade e redução do risco de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos nesta população. Para isso, o conteúdo traz informações fundamentais sobre a farmácia clínica, métodos de seguimento farmacoterapêutico e ferramentas de apoio a decisão, bem como as particularidades da farmacocinética dos medicamentos na gestação e a contextualização do conteúdo através da discussão de casos clínicos.

Fonte:Ministério da Saúde