Saúde e Vigilância Sanitária

Vacina da poliomielite protege contra três tipos diferentes do vírus

29/08/2022

A vacina contra a poliomielite protege as crianças contra uma doença que já foi eliminada no Brasil. Por isso a importância de todos estarem imunes contra a pólio, também conhecida popularmente como paralisia infantil. A vacina está disponível gratuitamente no SUS e protege contra três tipos diferentes do vírus. A doença provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e, em alguns casos, pode até ser fatal.

A vacina pode ser aplicada de duas maneiras. Uma é conhecida como VIP, com injeção e a outra é a VOP, quando é administrada pela famosa gotinha na boca. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade.

A vacina tipo VIP é aplicada aos 2 e 4 meses de idade da criança, e uma dose da VOP é aplicada aos 6 meses, com intervalo de 60 dias entre as doses e mínimo de 30 dias. Depois são realizadas doses de reforço com a VOP aos 15 meses e aos 4 anos de idade, sendo cada dose correspondente a duas gotas.

O público-alvo da campanha nacional são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas. O objetivo é alcançar cobertura vacinal maior que 95% na faixa etária de um a cinco anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados. A atualização da caderneta aumenta a proteção contra doenças, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

Saiba mais sobre a paralisia infantil.

 

Tiago Souza
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde