Saúde e Vigilância Sanitária

Vacina Pneumo 23 protege contra doenças graves, como pneumonia e meningite

01/09/2022

A vacina Pneumo 23 ou pneumocócica 23 protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. É indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos. Ela faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando um bebê nasce, o organismo não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. Por isso, as vacinas possuem um importante papel, diminuindo os riscos de doenças e possibilitando um crescimento saudável.

Com a Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre o ciclo de crescimento e as vacinas aplicadas em cada etapa da vida. As vacinas que fazem parte da campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vacinar os pequenos com as doses recomendadas é fundamental para evitar o adoecimento, além de complicações e óbitos devido às doenças imunopreveníveis. Isso porque as vacinas atuam no sistema imunológico, criando anticorpos e protegendo a saúde do bebê e da criança.

Saiba mais sobre Pneumonia 

Saiba mais sobre Meningite

Tiago Souza
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde