Saúde e Vigilância Sanitária

Vacina que previne hepatite B está disponível no SUS

26/08/2022

Quando um bebê nasce, o organismo não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. Por esse motivo, vacinar os pequenos com as doses recomendadas é fundamental para evitar o adoecimento, além de complicações e óbitos, já que as vacinas atuam no organismo criando anticorpos e protegendo a saúde do bebê e da criança.

A hepatite B é uma doença que provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, cansaço, dor no abdômen, náuseas e vômitos. Na sua forma mais grave, pode causar infecções e até tumores no fígado. A vacina que previne contra a hepatite B deve ser aplicada ainda nas primeiras horas após o nascimento, fornecendo uma proteção entre 80 e 100%. É aplicada com uma injeção e as doses de reforço estão presentes na vacina pentavalente, que também protege contra tétano, coqueluche, difteria e meningite, causada pela Haemophilus influenza tipo B.

A vacina contra hepatite B está disponível gratuitamente no SUS, assim como outros imunizantes indicados na Caderneta da Criança, onde constam dados sobre as vacinas aplicadas em cada etapa da vida.

O objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance de agentes infecciosos se espalharem. Por isso, é importante verificar a situação vacinal e comparecer a um posto para manter a proteção em dia.

A importância da vacinação abrangente

Algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais pode causar a reintrodução dessas doenças no País, voltando a ser um problema de saúde pública.

O Brasil já eliminou cinco doenças com a vacinação. São elas:

  • Poliomielite (paralisia infantil);
  • Síndrome da Rubéola Congênita;
  • Rubéola;
  • Tétano Materno e Neonatal;
  • Varíola.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos de acordo com o calendário nacional. O Brasil é uma das referências mundiais em imunização e possui um dos maiores programas de vacinação do mundo. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica anualmente uma média de 100 milhões de doses e o SUS tem capacidade de vacinar cerca de um milhão de pessoas por dia em todo o Brasil.

Saiba mais sobre as hepatites.

Tiago Souza
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde