Saúde e Vigilância Sanitária

Vigilância de fatores de risco para anomalias congênitas será tema de webinar nesta quarta (19)

18/10/2022

Como parte do Ciclo de Estudos da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde realiza, nesta quarta-feira (19), a partir das 15h, o webinar "Vigilância de Fatores de Risco para Anomalias Congênitas". O evento é voltado para profissionais, gestores, discentes e pesquisadores da área da saúde. Interessados podem acompanhar pelo webinar.aids.gov.br.

O objetivo é apresentar um panorama sobre o assunto, a exposição a teratógenos durante a gestação na ocorrência de anomalias congênitas, a toxoplasmose gestacional e toxoplasmose congênita e as doenças sexualmente transmissíveis como fatores de risco para anomalias congênitas.

  • Lavínia Schuler-Faccini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participa com o tema "O papel de fatores de risco maternos e exposição a teratógenos durante a gestação na ocorrência anomalias congênitas";

  • Maria Teresa Sanseverino, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), participa com o tema "Doenças sexualmente transmissíveis como fatores de risco para anomalias congênitas".

A abertura da sessão será feita pela coordenadora-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, Fátima Sonally Gondim. A coordenação será de Giovanny Araújo de França, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). A debatedora será Ieda Maria Orioli, da Rede Latinoamericana de Malformações Congênitas (ReLAMC).

Mais informações pelo telefone (61) 3315-3893.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde