Outros

Webinário debate a testagem de covid-19 com quilombolas

20/01/2022

Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS está de volta. Promovido pela Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais para a Atenção Primária do Ministério da Saúde, o evento on-line realiza encontros periódicos com especialistas em diversos assuntos desde o ano passado. O primeiro webinário de 2022, que vai ocorrer no dia 27 de janeiro, aborda a testagem e a notificação de casos de covid-19 para os povos e comunidades quilombolas.

O coordenador de Garantia da Equidade do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Barbosa Peixinho, que vai moderar o debate, ressalta a importância do preenchimento adequado das informações referentes ao cadastro dessas populações no SUS por parte das equipes de saúde - incluindo aquelas relacionadas ao campo sobre povos e comunidades tradicionais.

“Atualmente, o cadastro dessas pessoas não representa totalmente a realidade, dificultando a identificação de necessidades específicas, que podem ser base para ações de vigilância e de prevenção e para a formulação de novas políticas públicas”, explica. Como não há um registro nacional dessas pessoas, o trabalho das equipes é ainda mais importante, pois identifica onde elas residem, quantos são e qual é o perfil.

A pandemia de covid-19 reforçou a necessidade de acompanhamento dos quilombolas, especialmente no que diz respeito à vacinação, à testagem e ao tratamento dos casos positivos. “Com a circulação da variante ômicron, devemos ter ainda mais atenção com as comunidades em maior vulnerabilidade”, complementa.

Para debater o tema, foram convidados os seguintes palestrantes:

  • Aline Kellen Vesely Reis, biomédica e consultora técnica da Secretaria de Vigilância Sanitária para vigilância da covid-19 no Ministério da Saúde (DEIDT/SVS/MS)
  • Aline Ludmila de Jesus, historiadora e técnica da Coordenação de Garantia da Equidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Ministério da Saúde (Coge/Desf/Saps/MS)
  • Elaine Dias de Oliveira Rincon, farmacêutica, especialista em saúde coletiva e tecnologista da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (CGIAE/DSNT/SVS/MS)
  • Givânia Silva, professora, pesquisadora, membro e coordenadora do coletivo nacional de educação da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq)        

Os últimos 20 minutos são reservados para perguntas do público aos convidados, que deverão ser encaminhadas pelos chats do evento. A transmissão, gratuita, será feita pelo canal da Fiocruz Brasília e também pelo canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) no YouTube, às 18h30. Não há necessidade de inscrição.

O fórum

O I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS de 2022 é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da CGPROP/Saps, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS. Os encontros pretendem capacitar gratuitamente profissionais de saúde da Atenção Primária, com foco nos participantes do Mais Médicos, mas é aberto a todos os interessados.

No ano passado, foram realizados sete webinários sobre diversos temas. Para assistir aos encontros anteriores, clique aqui.

Serviço

I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS
Estratégia de testagem e notificação de casos de covid-19 em quilombolas

Data: 27/1/22
Horário: de 18h30 a 20h
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube

Acesso gratuito

 

Laísa Queiroz
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde