Saúde e Vigilância Sanitária

WebRebrats acontece nesta sexta (21) e vai abordar síntese de evidências para políticas públicas

19/10/2022

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) realiza, nesta sexta-feira (21), a partir das 15h, o WebRebrats, com o tema "Síntese de Evidências para Políticas Públicas". O evento será transmitido ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. Para participar, clique aqui (Join conversation).

Participam, como palestrantes, os pesquisadores Airton Stein, professor titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; e Maritsa Bortoli, coordenadora do Núcleo de Evidências do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS, no Instituto de Saúde de São Paulo.

Esta edição conta com parceria inédita com a Secretaria-Executiva da Rede de Políticas Informadas por Evidências do Brasil (EVIPNet), exercida, no Brasil, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), do Ministério da Saúde.

Muitos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) podem ter a capacidade de trabalhar com políticas públicas informadas por evidências (PIE), já que existe uma intersecção entre a ATS e avaliação de políticas públicas. O webinário pretende explorar as semelhanças e diferenças entre PIE e ATS com o objetivo de propor a expansão da atuação desses núcleos.

EVIPNet

A Evidence-Informed Policy Network (EVIPNet) é uma iniciativa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2004. Seu objetivo é estabelecer uma rede colaborativa para fomentar e apoiar o desenvolvimento de políticas informadas por evidências científicas.

A iniciativa procura promover o uso sistemático de evidências de pesquisas científicas em saúde para o desenvolvimento e a implantação de políticas e programas de saúde, por meio de parcerias entre tomadores de decisão, gestores, pesquisadores e sociedade civil organizada.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde