Sobre este Remédio

Apiguaco Mel Xarope, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é um xarope expectorante que ajuda na eliminação do catarro em tosses persistentes. O medicamento ainda apresenta atividade broncodilatadora, sendo indicado no alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema. Como o Apiguaco Mel Xarope funciona? As indicações terapêuticas do guaco (Mikania glomerata) envolvem a propriedade de dilatação dos brônquios (ação broncodilatadora) e a característica de auxiliar na eliminação das secreções respiratórias. A atividade expectorante deste medicamento ocorre porque o guaco fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais “solto”. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil. Além disso, a planta reduz a produção de secreção brônquica. O guaco também atua como broncodilatador, relaxando a musculatura dos brônquios de forma a auxiliar na abertura das vias aéreas e tornar mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Isso causa o alívio do “aperto”, do “chiado” no peito e da tosse, fazendo com que você respire com mais facilidade.

Quais as contraindicações do Apiguaco Mel Xarope?

Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas com hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a extratos de Mikania glomerata ou outras plantas da família Asteraceae. Este medicamento é contraindicado para uso por lactantes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Apiguaco Mel Xarope?

Apiguaco® Mel Xarope apresenta coloração amarelo-esverdeado e considerável viscosidade. Pode ser ingerido diretamente com o auxílio do copo dosador de 10 mL (1,46 mg de cumarina/copo dosador de 10 mL) ou de uma colher de sopa, conforme posologia descrita abaixo. Recomendamos agitar o frasco antes de usar. Posologia do Apiguaco Mel Xarope Adultos Salvo a critério médico, recomenda-se a ingestão de 10 mL (1 copo dosador), 3 vezes ao dia (equivalente a 1,46 mg de cumarina por dose ou 4,38 mg de cumarina/ dia), sendo os intervalos entre as ingestões de 8 horas. Uso Pediátrico Salvo a critério médico, recomenda-se a ingestão de 0,5 mL / kg / dia, sendo dividido em 3 tomadas ao dia em intervalos de 8 horas, conforme tabela abaixo que indica a quantidade por ingestão e por dia. Peso Criança (kg) Dosagem por tomada (mL) Dosagem por dia (mL/dia) 4,0 0,67 2,0 5,0 0,84 2,5 6,0 1,00 3,0 7,0 1,17 3,5 8,0 1,34 4,0 9,0 1,50 4,5 10,0 1,67 5,0 11,0 1,84 5,5 12,0 2,00 6,0 13,0 2,17 6,5 14,0 2,34 7,0 15,0 2,50 7,5 16,0 2,67 8,0 17,0 2,84 8,5 18,0 3,00 9,0 19,0 3,16 9,5 20,0 3,33 10,0 21,0 3,50 10,5 22,0 3,67 11,0 23,0 3,84 11,5 24,0 4,00 12,0 25,0 4,17 12,5 26,0 4,34 13,0 27,0 4,50 13,5 28,0 4,67 14,0 29,0 4,84 14,5 30,0 5,00 15,0 O tempo de tratamento é variável, sendo que, nos casos de afecções respiratórias agudas, sugere-se o tratamento por 7 dias, enquanto nos processos crônicos, até duas semanas. Uso oral A recomendação máxima de ingestão diária é de 3 copos dosadores de 10 mL cada ou 3 colheres de sopa ao dia, correspondentes a 4,38 mg de cumarina/dia. A dose terapêutica, determinada com base na lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado da ANVISA (IN n. 5, 11/12/2008), é de 0,50 mg a 5,0 mg de cumarina/dia, equivalente à concentração de 8,33 µg a 83,0 µg/kg/dia, considerandose o peso médio de um adulto em torno de 60,0 kg. Assim, considerando que a concentração de cumarina / mL de xarope é 146 µg, pode-se sugerir a dosagem de 0,5 mL/kg/dia do Apiguaco® Mel Xarope. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Apiguaco Mel Xarope? No caso de esquecimento, tome o medicamento assim que se lembrar e continue o tratamento a partir daí, sem prejuízos para o mesmo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Apiguaco Mel Xarope?

Este medicamento não deve ser usado por pessoas que apresentam hipersensibilidade à Mikania glomerata ou aos demais componentes da fórmula, diabéticos (em função do alto teor de açúcar) e nem por lactantes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não existem recomendações específicas para o uso de Mikania glomerata em pacientes idosos e outros grupos de risco. Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Apiguaco Mel Xarope?

Pessoas hipersensíveis aos derivados do guaco podem apresentar um agravamento da dispnéia e da tosse. Pode ocorrer aumento da pressão arterial. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Qual a composição do Apiguaco Mel Xarope?

Cada 10,0 mL contém: Extrato Padronizado de Guaco (Mikania glomerata)* 1,0 g Veículo q.s.p. 10,0 mL Mel, sorbato de potássio e açúcar líquido invertido. *Padronizado a 1,46 mg/g de cumarina. Cada copo dosador (10 mL) do xarope contém 1,46 mg de cumarina. Apresentação do Apiguaco Mel Xarope Xarope com 1,46 mg de cumarina por 10 mL de xarope (1 copo dosador). Frasco PET âmbar contendo 150 mL de xarope com 1 (um) copo dosador de 10 mL. Uso oral. Uso adulto e pediátrico.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Apiguaco Mel Xarope maior do que a recomendada?

O uso prolongado da ingestão de altas doses de extratos de guaco pode ocasionar taquicardia, vômitos e quadros diarréicos, que desaparecem com a descontinuação da terapia. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Apiguaco Mel Xarope com outros remédios?

Não utilizar simultaneamente com anticoagulantes, já que as cumarinas podem potencializar os seus efeitos e antagonizar a vitamina K, nem com Tabebuia avellanedae, popularmente conhecida como Ipê-roxo, uma vez que as saponinas presentes na Mikania glomerata aumentam a absorção de lapachol, princípio ativo do Ipê-roxo. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Apiguaco Mel Xarope (Mikania glomerata)?

Resultados de Eficácia Estudos conduzidos demonstraram a utilização de Mikania glomerata (substância ativa) como um ftoterápico efcaz no tratamento de distúrbios respiratórios atuando como relaxante da musculatura lisa das vias aéreas. Um estudo1 realizado por Moura e colaboradores investigou os efeitos dos extratos aquoso, hidroalcoólico e fração diclorometano obtida do extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata sobre os isolados de brônquios humanos e traqueias de cobaias. Os resultados indicaram que o extrato aquoso não afetou a tensão basal, mas reduziu a contração sobre a traqueia de cobaias. O extrato hidroalcoólico reduziu a tensão basal e signifcativamente a contração induzida por drogas, em todas as concentrações testadas. A fração diclorometano do extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. Em brônquios humanos, o extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. O estudo demonstrou que houve uma ação inibitória signifcativa da Mikania glomerata sobre a constrição promovida nos brônquios humanos e traqueias de cobaias, sugerindo que a planta possui efeito benéfco potencial no tratamento de doenças broncoconstritivas. Referência 1 MOURA, R. S. et al. Bronchodilator activity of Mikania glomerata Sprengelel on human bronchi and guinea-pig trachea. J Pharm Pharmacol. 54(2):249-56, 2002. Características Farmacológicas Constituído pelo extrato concentrado de guaco (Mikania glomerata (substância ativa)) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante. Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção. Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do guaco provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.

Como devo armazenar o Apiguaco Mel Xarope?

Deixar o produto sempre guardado na sua embalagem original. Guardar em temperatura ambiente (15° a 30°C) e proteger da luz e umidade. O tempo de validade do produto é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa nos cartucho e rótulo do produto. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Cracaterística do medicamento Apiguaco® Mel Xarope apresenta coloração amarelo-esverdeado e considerável viscosidade. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você detecte alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja dentro do prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Apiguaco Mel Xarope

M.S: 1.2107.0009.001-6 Farmacêutica responsável: Drª Andresa Ap. Berretta CRF-SP nº 26.257 Apis Flora Industrial e Comercial Ltda  Rua Triunfo, 945 | Ribeirão Preto - SP CNPJ: 49.345.358/0001-45 Indústria Brasileira SAC: 0800 94 04 800

...
Composição
Categoria