Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Garcinia Cambogia

Sobre este Remédio

Garcinia cambogia, para o que é indicado e para o que serve?

Garcinia cambogia indicado como auxiliar no tratamento da obesidade e do excesso de peso, ajudando na perda de peso. Atua como regulador do apetite e da produção de lipídeos.

Quais as contraindicações do Garcinia cambogia?

Garcinia cambogia é contraindicado para pessoas que apresentem hipersensibilidade a Garcinia cambogia. Não utilizar na gravidez e durante a lactação. Pessoas diabéticas deverão controlar regularmente as suas taxas de glicose devido a um eventual efeito hipoglicêmico dos extratos de Garcinia cambogia. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento e contraindicado para menores de 12 anos.

Como usar o Garcinia cambogia?

Uso oral. Adultos Tomar 1 (uma) a 2 (duas) cápsula(s), 3 (três) vezes ao dia, 30 (trinta) a 60 (sessenta) minutos antes das refeições, com quantidade suficiente de água ou a critério médico. Crianças acima de 12 anos Tomar 1(uma), 3 (três) vezes ao dia 30 (trinta) a 60 (sessenta) minutos antes das refeições, com quantidade suficiente de água ou a critério médico. Este medicamento não pode ser aberto, partido ou mastigado.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Garcinia cambogia?

Não foram relatados efeitos colaterais e reações adversas quando empregado nas posologias indicadas. Pessoas sensíveis podem apresentar distúrbios gástricos leves. Houve uma notificação de aplasia medular, infecção de garganta, pneumonia e hemorragia, seguida de óbito com uso de produtos a base da espécie Garcinia cambogia. A literatura relata um número crescente de casos de hepatotoxicidade com o uso da espécie, conforme Lobb A, 2009 (Hepatoxicity associated with weightloss supplements: A case for better post-marketing surveillance. World J Gastroenterol 15: 1786-1787).

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Garcinia cambogia maior do que a recomendada?

Recomenda-se suspender o uso e consultar o médico. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Garcinia cambogia com outros remédios?

Geralmente o uso de fitoterápicos com outras medicações só deverá ser possível com prévia avaliação médica. Em caso de tratamento médico informar ao seu médico o uso de qualquer produto fitoterápico e/ou de suplementos alimentares de qualquer origem. Não existem relatos de interações medicamentosas de Garcinia cambogia com outros medicamentos. Pessoas diabéticas sob tratamento com medicamentos hipoglicemiantes deverão verificar regularmente as suas taxas de glicose devido a um eventual efeito hipoglicemiante dos extratos de Garcinia cambogia.

Quais cuidados devo ter ao usar o Garcinia cambogia?

Informar ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento, ou caso surjam reações indesejáveis com o uso deste produto. Não ultrapassar as doses indicadas. Não deve ser administrado a crianças com menos de 12 anos, a não ser que indicado por um médico. Não utilizar doses maiores do que as estabelecidas na posologia. Não há recomendações especiais para o uso em pacientes idosos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a ação da substância Garcinia cambogia?

Características Farmacológicas O controle do apetite, a tendência a comer quantidades exageradas de alimentos, a produção de lipídeos e a acumulação de glicose no organismo obedecem a mecanismos complexos intra e extra celulares. A nível intra celular, os carboidratos são metabolizados em acetil coenzime-A, este último produzindo o citrato intra celular. O citrato atravessa a membrana celular e é degradado pela enzima ATP-citrato liase para formar a acetil coenzima A e a malonil coenzima-A extra celulares. A malonil coenzima- A é responsável pela produção de ácidos graxos e de lipídeos (colesterol, triglicerideos...). Diversos ensaios pré-clínicos e clínicos mostraram que o ácido hidroxicítrico tem um comportamento biológico semelhante ao citrato. O ácido hidroxicítrico presente nos frutos e nos extratos padronizados de Garcinia cambogia é um potente inibidor da enzima ATP citrato liase (EC 4.1.3.8). Esta inibição evite a formação extra celular de Acetil coenzima A e de malonil coenzima - A, bloqueando a síntese de ácidos graxos e de lipídeos. A substância contém extrato seco de Garcinia cambogia padronizado em ácido hidroxicítrico. Estudos com extratos padronizados foram realizados com o objetivo de avaliar as propriedades do ácido hidroxicítrico sobre o metabolismo dos lipídeos e dos açúcares. Estes ensaios foram conduzidos em modelos celulares, animais e humanos. As principais ações farmacológicas destes extratos referem-se à perda de peso, controle do apetite, controle da absorção de glicose, efeitos anti-adipogênicos e ação reguladora sobre a produção de leptina e de insulina. Segurança de uso Estudos clínicos de toxicidade foram realizados em animais e humanos para avaliar eventuais efeitos tóxicos durante a administração de extratos de Garcinia cambogia e/ou de sais do ácido hidroxicítrico obtidos a partir dos extratos de Garcinia cambogia. A administração em humanos de extratos de Garcinia contendo quantidades de ácido hidroxicítrico (1.200 a 3.000 mg/kg/dia de ácido hidroxicítrico) não apresentou nenhuma alteração hematológica, biológica ou hormonal. Alguns efeitos secundários leves (distúrbios gástricos, dores de cabeça) foram observados tanto no grupo controle como no grupo placebo (Soni M.G, 2004; Hayamizu K. 2003; Ishii Y., 2003). Referências bibliográficas M.G. Soni, G.A. Burdock; H.G. Preuss,S.J. Stohs, S.E. Ohia, D. Bagchi: Safety assessment of (-) hydroxycitric acid and Super CitriMax, a novel calcium/potassium salt. Food and Chemical Toxicology (2004); 42:1513-1529. K. Hayamizu, Ishhi, N.Shigematsu, Y.Okuhara, H.Tomi, M.Furuse, G.Yoshino and H.Shimasaki: safety of Garcinia Cambogia Extract in Healthy men: High-doses administration study I. Journal of Oleo Science (2003), 52(9):499-504. Y. Ishii, I. Kaneko, M. Shen, K. Hayamizu, N. Shigematsu, H.Tomi, G. Yoshino and H. Shimasaki. Safety of Garcinia Cambogia extract in Healthy volunteers: High-dose administration study II. Journal of Oleo Science (2003), 52(12):663-671.

Fontes consultadas

Bula do Profissional do Medicamento Belly.

...
Composição
Categoria