Sobre este Remédio

Hematiase B12, para o que é indicado e para o que serve?

Hematiase B12® é utilizado como medicação antianêmica. É um produto constituído pela cianocobalamina (vitamina B12) e pelo citrato férrico amoniacal que, em conjunto, favorecem a regeneração dos glóbulos vermelhos cuja diminuição é habitualmente notada em certos tipos de anemia.

Como o Hematiase B12 funciona?

Hematiase B12® é um medicamento que contém ferro e vitamina B12, necessários ao bom funcionamento do sangue.

Quais as contraindicações do Hematiase B12?

Você não deve tomar Hematiase B12® se você for sensível ao ferro, à vitamina B12 ou ao cobalto. Este medicamento é contraindicado nas seguintes doenças: hemocromatose, hemosiderose, hipocloridria e anemia hemolítica.

Como usar o Hematiase B12?

Esquemas posológicos diários sugeridos para Hematiase B12® são: Hematiase B12® 20 a 25 Kg 25 a 30 Kg Adultos Mais de 30 Kg Posologia diária 1 colher de chá (5 mL) 1/2 colher de sopa (7,5 mL) 1 colher de sobremesa (10 mL) Concentração de citrato férrico amoniacal 37,5 mg 56,25 mg 75 mg Concentração de cianocobalamina 3 mcg 4,5 mcg 6 mcg Hematiase B12® deve ser tomado antes das refeições por via oral. O tratamento com Hematiase B12® deverá durar até a melhora dos sintomas; todavia, esta duração poderá ser alterada a critério do médico. A dosagem máxima é a determinada pela posologia do produto, porém podendo ser alterada a critério do médico prescritor. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Hematiase B12?

Consulte o farmacêutico ou o seu médico para orientação de como proceder. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Hematiase B12?

As vitaminas não devem ser usadas como substitutas de dietas variadas e equilibradas. Não convém usar ferro durante o primeiro trimestre de gravidez. Deve-se tomar cautela se você tiver problemas de fígado (insuficiência hepática), doenças infecciosas agudas renais, inflamação do trato intestinal, úlcera de estômago e duodeno ou tomar transfusões sanguíneas frequentes. Bebidas alcoólicas interferem na absorção intestinal de Hematiase B12®. Exames de sangue periódicos são importantes para acompanhar o sucesso de seu tratamento. A vitamina C pode interferir na absorção pelo organismo do ferro contido no Hematiase B12. Hematiase pode interferir em exames de dosagem de ferro e vitamina B12 no sangue. Hematiase B12® pode interferir em alguns tipos de exame de sangue. Pacientes idosos devem ter a dose administrada cuidadosamente, para evitar possível toxicidade. Categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas: C. Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Atenção diabéticos: contém açúcar (2,29 kcal/mL.)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Hematiase B12?

Mal-estar digestivo, náuseas, vômitos, prisão de ventre e diarréia. Com doses mais altas, são mais comuns náuseas e dor abdominal. Pode haver fezes escuras causadas pelo ferro, sem significar complicação do tratamento. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Apresentações do Hematiase B12

Xarope 7,5 mg de citrato férrico amoniacal (correspondendo a 1,3 mg de ferro base) e 0,6 mcg de cianocobalamina por mL Frasco de vidro âmbar com 150 mL. Via de administração oral. Uso adulto e pediátrico.

Qual a composição do Hematiase B12?

Cada 1 mL contém: Citrato férrico amoniacal 7,5 mg (correspondente a 1,3 mg de ferro base) Cianocobalamina 0,6 mcg Excipientes q.s.p. 1 mL Excipientes: extrato de malte, sacarose, caramelo B, metilparabeno, propilparabeno e água de osmose reversa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Hematiase B12 maior do que a recomendada?

Pode ocorrer intolerância digestiva (náuseas, vômitos e diarréia). Recomenda-se buscar atendimento médico de urgência. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Hematiase B12 com outros remédios?

As formulações contendo potássio de liberação lenta, bem como os aminosalicilatos, colestiramina, colchicina e neomicina podem reduzir a absorção da vitamina B12 a partir do trato gastrointestinal. O ácido ascórbico pode degradar a vitamina B12. O uso simultâneo com cloranfenicol pode antagonizar a resposta hematopoiética à vitamina B12. O ferro forma quelato com a tetraciclina, diminuindo a absorção de ambos. A absorção do ferro é menor na presença de penicilamina e antiácidos. Pelas interações potenciais, convém separar por várias horas a administração de ferro e fármacos que possam interferir em sua absorção, de acordo com prescrição médica. O uso concomitante de ácido acetohidroxâmico diminui a absorção do ferro. O dimercaprol forma complexo tóxico com o ferro. O ferro pode impedir a absorção do etidronato oral.

Qual a ação da substância do Hematiase B12 (Citrato Férrico Amoniacal + Cianocobalamina)?

Resultados de Eficácia O tratamento de reposição de anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 e da anemia microcítica ferropriva com vitamina B12 e ferro, respectivamente, é eficaz, seguro, e classicamente descrito na medicina. Esquemas terapêuticos devem ser determinados segundo a idade do paciente e o nível de gravidade da anemia. Referência bibliográfica: 1- Goldman L, Ausiello DA. Cecil Medicine. 23rd edition. Saunders. 2007. Características Farmacológicas  Citrato Férrico Amoniacal + Cianocobalamina é um medicamento constituído por cianocobalamina (uma forma de vitamina B12) que determina um estímulo regenerador dos glóbulos vermelhos, cuja diminuição é notada em certos tipos de anemia. O citrato férrico amoniacal fornece o ferro necessário para a síntese no organismo e do conteúdo dos glóbulos vermelhos - a hemoglobina - cuja deficiência é também característica de certos tipos de anemia. A inclusão dessas substâncias num mesmo produto aumenta o seu rendimento pela potencialização de sua ação antianêmica e pela interação entre os seus diversos componentes. A vitamina B12 age como coenzima em várias funções metabólicas, incluindo o metabolismo das gorduras, carboidratos e síntese das proteínas. É indispensável ao crescimento, reprodução celular, hematopoiese e síntese de nucleoproteínas e mielina devido ao seu efeito sobre o metabolismo de metionina, ácido fólico e ácido malônico. É absorvida com facilidade no trato gastrointestinal, em nível ileal. A presença do fator intrínseco (FI) é essencial para sua absorção oral, pois ocorre a formação do complexo vitamina B12-FI no estômago, que passa para o intestino, local onde se liga aos receptores da vitamina B12 presentes na mucosa do íleo, sendo desta forma absorvida, passando à circulação. Sua taxa de ligação às transcobalaminas (proteínas específicas de transporte sanguíneo) é elevada. A vitamina B12 é metabolizada no fígado e eliminada pela via biliar. Quantidades superiores às necessidades diárias são excretadas pela urina. O ferro é um mineral essencial na formação fisiológica da hemoglobina. São necessárias quantidades adequadas para eritropoiese eficaz e capacidade de transporte de oxigênio no sangue. Tem função semelhante na produção da mioglobina. É cofator de várias enzimas essenciais, incluindo o citocromo envolvido no transporte de elétrons. É necessário para o metabolismo de catecolaminas e para a funcionalidade dos neutrófilos. Por via oral, atravessa as células mucosas como ferro bivalente (ferroso), ligando-se à proteína transferrina. Nesta forma complexada, é transportado para a medula óssea para a produção de hemácias. O tmax do citrato férrico amoniacal é 4 h.

Como devo armazenar o Hematiase B12?

Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC). Proteger da luz. Hematiase B12® deve ser tomado imediatamente após ser retirado de seu frasco. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características do medicamento Hematiase B12® é um líquido viscoso de coloração castanho escuro, odor de caramelo e sabor adocicado. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Hematiase B12

Reg. MS - 1.0444.0034 Farm. Resp..: Marcio Machado CRF-RJ Nº. 3045 Laboratório Gross S.A. Rua Padre Ildefonso Peñalba, Nº. 389. CEP: 20775-020 Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.145.194/0001-72 Indústria Brasileira SAC: 0800 709 7770 [email protected] Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

...
Composição
Categoria