Sobre este Remédio

Oticerim, para o que é indicado e para o que serve?

Oticerim® é um medicamento destinado à remoção do cerume e como coadjuvante no tratamento das otites médias e externas.

Como o Oticerim funciona?

Oticerim® amolece e expulsa o cerume. O início de ação do medicamento é imediato, porém dependendo da rigidez do cerume, podem ser necessárias algumas aplicações para sua dissolução completa.

Quais as contraindicações do Oticerim?

Oticerim® não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia a qualquer um dos componentes de sua formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Oticerim?

Oticerim® deve ser aplicado diretamente no interior do canal auditivo. Não deve ser ingerido. Pingar 5 gotas de Oticerim no ouvido, 3 a 4 vezes ao dia. Repetir o procedimento por 3 a 4 dias consecutivos. Observação Após a aplicação do Oticerim®, é comum e absolutamente normal uma quantidade da solução retornar (escorrer ou sair do ouvido). Recomenda-se o tamponamento com algodão para auxiliar na remoção dos acúmulos ceruminosos, pois o algodão ficará embebido com a solução. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Oticerim?

Por se tratar de um medicamento utilizado diretamente no ouvido, cuja ação é imediata, caso você tenha esquecido ou estiver impossibilitado de usá-lo nos horários pré-determinados, tão logo seja possível, retorne ao seu uso conforme recomendado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Oticerim?

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento. Informe seu médico se estiver amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. O uso de Oticerim® é exclusivamente por instilação no canal auditivo. Portanto, não deve ser ingerido. Uso em pacientes idosos Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso de Oticerim® por pacientes idosos, desde que respeitadas as condições gerais do paciente.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Oticerim?

Até o momento não foi relatada nenhuma reação adversa grave. Caso seja observada alguma reação não desejada, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Apresentações do Oticerim

Solução otológica. Frasco contendo 8 mL. Uso otológico. Uso adulto e pediátrico.

Qual a composição do Oticerim?

Cada mL (30 gotas) contém: Peróxido de uréia 100,00 mg Excipientes* q.s.p. 1,00 mL *Glicerol e propilenoglicol. 1 gota de Oticerim® contém 3,33mg de peróxido de ureia.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Oticerim maior do que a recomendada?

Caso você tenha pingado no ouvido uma dose maior do que a recomendada, incline a cabeça para o lado até o medicamento escorrer (como se fosse retirar água do ouvido). Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Oticerim com outros remédios?

A ação de Oticerim® é exclusivamente local, não existindo interação medicamentosa. Pode ser utilizado concomitante com antiinflamatórios e / ou antibióticos de uso sistêmico. Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Oticerim (Peróxido de Carbamida)?

Resultados de Eficácia Oron e cols.[1] conduziram um estudo para comparar três agentes cerumenolíticos em pacientes idosos portadores de cerúmen impactado. Trinta e oito pacientes (total, 76 orelhas) foram randomizados para tratamento com Peróxido de Carbamida, clorobutanol em solução oleosa e esqualeno em óleo mineral. O grau de redução da oclusão após 1 semana de tratamento foi equivalente nos três grupos de tratamento, com resolução em 38-54% dos ouvidos tratados. Não se observou diferença estatisticamente significativa entre os grupos de tratamento em relação à proporção de pacientes necessitando intervenção adicional (como irrigação ou retirada do cerúmen com pinça). Apenas dois pacientes, tratados com esqualeno, apresentaram eventos adversos leves ao tratamento (odor desagradável em um e prurido com otorreia em outro). Referências: 1. Oron Y, Zwecker-Lazar I, Levy D, Kreitler S, Roth Y: Cerumen removal: comparison of cerumenolytic agents and effect on cognition among the elderly. Arch Gerontol Geriatr 2011, 52(2):228-232. Características Farmacológicas Propriedades e efeitos Quando o Peróxido de Carbamida entra em contato com a água, ocorre liberação de peróxido de hidrogênio como um dos subprodutos. Foi demonstrado que o peróxido de hidrogênio possui propriedades cerumenolíticas in vitro nos anos 1940. O oxigênio liberado forma bolhas que mecanicamente amolecem e ajudam a remover o excesso de cerúmen impactado. Farmacocinética Peróxido de Carbamida não é absorvido ou metabolizado. Seu efeito tópico se faz pelo auxílio à remoção mecânica do cerúmen.

Como devo armazenar o Oticerim?

Oticerim® deve ser guardado em sua embalagem original, com o frasco bem fechado e protegido do calor excessivo e da luz. Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Oticerim

MS 1.0143.0028 Farm. Resp. Michele Vieira Espíndola CRF / RJ 17419 Laboratório Daudt Oliveira Ltda. Rua Simões da Mota, 57 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ 33.026.055/0001-20 Indústria Brasileira SAC: 0800 707 0987 Venda sob prescrição médica.

...
Composição
Categoria