Infecções críticas

Significado para o sintoma Infecções críticas

Tudo sobre: Infecções críticas

Notícia • 28 de Julho de 2021 • Ministério da Saúde

Saiba tudo sobre as hepatites virais e como se prevenir dessas infecções

Outros. Inflamações atingem o fígado e podem ser silenciosas; tipos A e B podem ser prevenidos com vacinação. Cansaço, febre, enjoo e dor abdominal são alguns dos sintomas causados pelas hepatites virais, infecções que atingem o fígado e podem evoluir para sintomas graves – por isso são sinais de alerta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,4 milhão de mortes por ano são causadas por complicações decorrentes dessas doenças no mundo. Nesta quarta-feira (28), Dia Mundial de Combate à Hepatite, o Mi...... Cansaço, febre, enjoo e dor abdominal são alguns dos sintomas causados pelas hepatites virais, infecções que atingem o fígado e podem evoluir para sintomas graves – por isso são sinais de alerta.

Notícia • 1 de Setembro de 2021 • Ministério da Saúde

Abertas inscrições para curso de atenção às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis

Já está disponível para acesso na plataforma AvaSUS o Curso de Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).... O objetivo das vídeoaulas é abordar os principais temas relacionados à atenção integral às pessoas com IST, conhecer as infecções transmitidas no sexo, e identificar seu diagnóstico e tratamento.... O conteúdo aborda temas como: • A epidemiologia das IST no Brasil e nas Américas; • Sistema de vigilância epidemiológica no Brasil; • Acolhimento das pessoas com IST; • Manejo de casos de infecções sexualmente

Notícia • 15 de Junho de 2021 • Ministério da Saúde

Inscrições em projeto para redução de infecções hospitalares começam nesta quarta (16)

Outros. Hospitais públicos e filantrópicos podem se inscrever em iniciativa que promoverá suporte técnico e metodológico para reduzir infecções nas UTI dos hospitais do SUS. Hospitais públicos ou filantrópicos de todo o País podem se inscrever para o projeto Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, a partir desta quarta-feira (16). A iniciativa vai selecionar 204 instituições para fomentar o suporte técnico e práticas seguras que promovam a ampliação da qualidade e seguran...... Hospitais públicos e filantrópicos podem se inscrever em iniciativa que promoverá suporte técnico e metodológico para reduzir infecções nas UTI dos hospitais do SUS.

Notícia • 28 de Abril de 2021 • Ministério da Saúde

Infecções Sexualmente Transmissíveis: Ministério da Saúde atualiza orientações e reforça prevenção

Outros. Protocolo ressalta importância do diagnóstico no início dos sintomas, que aumenta a chance de tratamento eficaz. Essa orientação todo mundo, com certeza, já ouviu muitas vezes: quem faz sexo sem proteção corre um alto risco de se contaminar com doenças sexualmente transmissíveis. A lista é grande: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, papilomavírus e hepatites A e B. Todo mundo quer passar longe de todos esses nomes, mas, mesmo assim, os casos ainda são frequentes, principalmente entre os j...... O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) orienta pessoas sexualmente ativas e alinha o combate à transmissão em todo... Infecções Sexualmente Transmissíveis As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Notícia • 13 de Fevereiro de 2023 • Ministério da Saúde

Camisinha é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Imagem do resultado Notícia

PREVENÇÃO - Preservativo também é importante um método contraceptivo - O uso da camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Neste Dia Internacional do Preservativo (13), o Ministério da Saúde reforça que camisinhas podem ser retiradas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio de con...... As Infecções Sexualmente Transmissíveis aparecem, principalmente, no órgão genital, mas também podem surgir em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos ou língua.... Se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, algumas infecções podem levar a graves complicações.... Além disso, se tratadas precocemente, várias infecções não se tornam doenças. Use camisinha. Previna-se!

Notícia • 4 de Setembro de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Novos protocolos clínicos simplificam procedimentos para reduzir risco de infecções sexualmente transmissíveis

O Sistema Único de Saúde (SUS) atualizou as recomendações para a assistência de quem foi exposto ao HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis.... A Profilaxia Pós-Exposição a doenças sexualmente transmissíveis consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir a essas infecções. Esta ferramenta está disponível no SUS desde 1999.... É uma tecnologia em saúde inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, em que o principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo HIV.

Notícia • 26 de Fevereiro de 2024 • Ministério da Saúde

Campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis atinge mais de 700 mil pessoas

Imagem do resultado Notícia

CUIDADOS - Ministério da Saúde realizou a ação durante o Carnaval. Mensagens de voz e SMS alertaram a população sobre a necessidade de se proteger - O Ministério da Saúde realizou uma ampla campanha de comunicação, por meio de mensagens de voz e SMS, para alertar o povo brasileiro sobre a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o último Carnaval. A iniciativa conseguiu atingir cerca de 790 mil pessoas em todo o país, que receberam o alerta de prevenção. A iniciativa con...... necessidade de se proteger - O Ministério da Saúde realizou uma ampla campanha de comunicação, por meio de mensagens de voz e SMS, para alertar o povo brasileiro sobre a importância da prevenção contra as Infecções

Notícia • 19 de Fevereiro de 2024 • Ministério da Saúde

Infecções por HTLV em gestantes e crianças passam a ser notificadas de forma compulsória

cura para o HTLV, os esforços da Saúde estão voltados para o controle da infecção e para os cuidados das pessoas que vivem com o vírus”, afirma Pâmela Gaspar, coordenadora-geral de Vigilâncias das Infecções... Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds), concentra as ações intersetoriais voltadas para a eliminação da transmissão vertical de HTLV e de outras infecções... Com a iniciativa, o Brasil se tornou o primeiro país a lançar uma política governamental voltada para a eliminação ou redução de doenças e infecções que acometem com maior intensidade populações mais vulnerabilizadas

Notícia • 9 de Agosto de 2022 • Ministério da Saúde

Pacientes imunocomprometidos ou com infecções fúngicas terão novas opções de tratamento pelo SUS

O Ministério da Saúde incorporou novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes imunocomprometidos e com infecções fúngicas.... A candidíase engloba um conjunto de infecções que podem se manifestar tanto de forma localizada, como na boca e/ou faringe (candidíase orofaríngea), quanto de forma disseminada.... O voriconazol é um agente que combate diversos tipos de fungos, sendo empregado no tratamento da aspergilose invasiva e de várias outras infecções fúngicas.

Notícia • 20 de Fevereiro de 2023 • Ministério da Saúde

Doença do beijo, sapinho e herpes: saiba qual a diferença e como se proteger de infecções comuns no carnaval

CARNAVAL SEGURO - Pessoas com o sistema imunológico baixo estão mais vulneráveis a patologias; Ministério da Saúde traz recomendações para evitar o contágio - O amor, a alegria e o respeito à diversidade estão de volta, mas é fundamental curtir com responsabilidade e proteção. Entrar na competição do “quem beija mais” no corredor da folia pode se tornar uma péssima ideia. Isso porque a boca humana é lar de diversos fungos, bactérias e vírus causadores de infecções. Entre as mais comuns estão a doença do beijo, o sa...... Isso porque a boca humana é lar de diversos fungos, bactérias e vírus causadores de infecções. Entre as mais comuns estão a doença do beijo, o sapinho e a herpes.... Pessoas com o sistema imunológico baixo ficam mais vulneráveis a essas infecções. Embora leves, todo cuidado é pouco.... O objetivo é promover ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis durante o período de folia.

Notícia • 6 de Fevereiro de 2024 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde lança campanha de carnaval com foco na prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

CARNAVAL 2024 - Iniciativa vai lembrar aos foliões que a proteção é uma peça fundamental para a festa, lado a lado com o respeito, a diversidade e a inclusão. Atendimento, diagnóstico e tratamento estão disponíveis no SUS - Para conscientizar a população sobre a importância do uso da camisinha para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o Ministério da Saúde lança, nesta terça-feira (6), a campanha nacional do carnaval 2024.  Com o slogan ‘Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer’, a campanha ser...... A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.... Se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, algumas infecções podem levar a graves complicações.... Além disso, se tratadas precocemente, várias infecções não se tornam doenças. Use camisinha. Previna-se!

Notícia • 7 de Maio de 2021 • Ministério da Saúde

Cerca de 1 milhão de pessoas contraíram infecções sexualmente transmissíveis no Brasil em 2019

Saúde e Vigilância Sanitária. Dados levantados pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde apontam que 0,6% da população com 18 anos ou mais afirmou ter diagnóstico com este tipo de doença. Mais uma vez, a parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz informações valiosas para o cuidado com a população. Módulos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 apontam que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Tr...... Exemplo disso são os dados do módulo inédito que se debruçou sobre as doenças transmissíveis, como a de Chagas e hanseníase, incluindo análise do conjunto das infecções sexualmente transmissíveis, agravos

Notícia • 21 de Maio de 2022 • Ministério da Saúde

Tempo frio possibilita o aumento de infecções respiratórias. Saiba como se prevenir nessa época

Nesta época mais fria do ano, quando as temperaturas são mais baixas e a umidade do ar diminui, algumas infecções respiratórias se tornam mais prevalentes, em especial na região Centro-Oeste.... Crianças abaixo de cinco anos, devido à imaturidade do sistema imunológico, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos pertencem ao grupo que gera maior preocupação com as infecções respiratórias.... As infecções mais comuns observadas no período são: sinusite, gripes e os resfriados e o agravamento de outras, como rinite alérgica, asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Notícia • 27 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; conheça outros tipos de infecções

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. OMS estima que agravos bucais atinjam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Estima-se que essas doenças afetem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo. Dentre os agravos bucais, as doenças periodontais representam grande parte dessa alta prevalência. No Brasil, não é diferente. Na semana do Dia Nacional da Saúde Bucal, o Ministério da...

Profissional de Saúde • Infectologista • Aracaju (SE)

Dra. Luciana Barros de Santana - Infectologista e Médico clínico geral

Imagem do resultado Profissional de Saúde

Sobre Luciana, Sou médica infectologista há mais de 20 anos, concursada da Universidade Federal de Sergipe, trabalho na assistência aos pacientes ambulatoriais e internados no Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) e como preceptora de médicos residentes e estudantes de Medicina desse hospital. Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias e adquiri Pós Graduação em Patologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Como infectologista cuido dos pacientes acometidos por algumas doenças causadas por VÍRUS (viros...... pacientes acometidos por algumas doenças causadas por VÍRUS (viroses, gripe, COVID, hepatites, herpes simples e herpes zoster/cobreiro, dengue, chikungunya, zica), BACTÉRIAS (furúnculo, osteomielite, infecções... de pele, sarna, feridas, erisipela/vermelha, amigdalite, sinusite, rinite, conjuntivite, infecções hospitalares), FUNGOS (micoses em geral), PARASITAS (calazar, toxoplasmose, esquistossomose e todos os

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024