Meu neto tem 01 ano e 03 meses e não fala. compreende tudo, interage, e muito alegre, risonho, mas não fala nada. balbucia mas mama, mas na fala. até que idade está dentro do tempo de começar a falar?

Dúvida enviada no dia 19/07/2023, da cidade de Rio de Janeiro (RJ) com 2 respostas de profissionais

Respostas

É comum que as crianças comecem a falar suas primeiras palavras entre 12 e 18 meses de idade. No entanto, cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, e algumas podem demorar um pouco mais para começar a falar. É importante lembrar que existem uma ampla variação na idade em que as crianças começam a falar, e o fato de seu neto ainda não falar não necessariamente indica um problema.
No entanto, é sempre recomendado que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento da fala de seus filhos e, caso haja alguma preocupação, é importante buscar orientação de um profissional de saúde, como um fonoaudiólogo ou pediatra. Esses profissionais podem avaliar o desenvolvimento da linguagem do seu neto e oferecer orientações adequadas.
É importante ressaltar que, além da idade, outros fatores podem influenciar o desenvolvimento da fala, como o ambiente em que a criança está inserida, o estímulo verbal que recebe, o convívio social, entre outros. Por isso, é fundamental que os pais conversem com seu neto, estimulem sua comunicação e fiquem atentos ao seu desenvolvimento geral.
Lembre-se de que cada criança é única e pode atingir marcos de desenvolvimento em momentos diferentes. Se você tiver alguma preocupação adicional, é sempre melhor procurar a orientação de um profissional de saúde para uma avaliação mais precisa.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Foto do profissional Isabela Pereira Azevedo Derschum

Isabela Pereira Azevedo Derschum

Destaque

"Olá! Por volta de 1 ano de idade, é esperado que a criança emita a primeira palavra. O ideal é realizar uma avaliação com fonoaudiólogo e pediatra. Um abraço!"

Foto do profissional Cristiane Magacho Coelho

Cristiane Magacho Coelho

Destaque

"É necessário procurar atendimento fonoaudiológico especializado em linguagem infantil para avaliar as possibilidades. Minha especialidade é em voz - adulto"

Tudo sobre: Meu neto tem 01 ano e 03 meses e não fala. compreende tudo, interage, e muito alegre, risonho, mas não fala nada. balbucia mas mama, mas na fala. até que idade está dentro do tempo de começar a falar?

Profissional de Saúde • Alergista pediátrico • Goiânia (GO)

Nada - Alergista pediátrico

Imagem do resultado Profissional de Saúde

Especialidade Alergista pediátrico. Local de Atendimento Hospital Materno Infantil, Goiânia (GO). Contato 11999999999. Registro Nada... Registro Nada

Notícia • 21 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Câncer metastático não impossibilitou Andressa de buscar tratamento e incentivar outras mulheres sobre prevenção

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Para ela, o recado é prevenir para não precisar remediar. E, se necessário remediar, é importante saber como. Em 2015, Andressa da Silva Rodrigues fez exames de rotina. “Não tinha nada acontecendo de anormal no meu corpo, mas dois anos depois, eu já estava com uma doença espalhada”, relata. Os sintomas do câncer de mama, como pele avermelhada, parecida com casca de laranja ou alterações nos mamilos, não aconteceram com ela. “Eu não tive nada disso, mas se eu tivesse ido ao médico em 20...... “Eu não tive nada disso, mas se eu tivesse ido ao médico em 2016, talvez eu tivesse descoberto uma doença menos avançada”, reflete Andressa, moradora de Vicente Pires (DF), hoje com 39 anos de idade.... “Foi um grande susto e ali começou a minha jornada”, afirma.... A princípio, ele acreditava que não seria nada. O material foi analisado em laboratório e o diagnóstico voltou como normal. Não tinha nada de suspeito.

Profissional de Saúde • Psicólogo • São Paulo (SP)

Juliana Risonho de Almeida - Psicólogo

Especialidade Psicólogo. Local de Atendimento Ubs V Anastacio, São Paulo (SP)

Notícia • 20 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Com micropigmentação de aréola e mamilos, Lina resgata autoestima de mulheres após o câncer de mama

Imagem do resultado Notícia

A micropigmentação paramédica é uma técnica para reconstruir as aréolas mamárias e também uma forte aliada na recuperação de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.... Atualmente, Lina está em tratamento de reconstrução da mama. Só depois ela poderá reconstruir a aréola mamária com a micropigmentação paramédica.... Aréola mamária A micropigmentação de aréola e mamilos é uma etapa importante da reconstrução mamária.

Notícia • 17 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Tratamento contra o câncer de mama por meio do SUS salvou a vida de Fátima

Imagem do resultado Notícia

Moradora do Guará (DF), Fátima, hoje com 59 anos de idade, descobriu o câncer de mama em 2015. Apesar do susto com o diagnóstico, foi em busca de tratamento com o pensamento positivo.... O resultado acusou um tumor maligno, então foi necessário retirar o quadrante central da mama direita.... Não sentia gosto de nada. Não tinha noção da quantidade de sal, precisava de ajuda”, relata. Ainda por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Fátima realizou a cirurgia de reconstrução mamária.

Profissional de Saúde • Psicólogo • Jundiaí (SP)

Regina Celia Galvao - Interage " Espaço de Psicologia" - Psicólogo

Imagem do resultado Profissional de Saúde

Sobre Regina, Graduada pela USF há mais de 20 anos como Psicóloga clínica, desenvolvo um trabalho psicoterapêutico individual com crianças, adolescentes e adultos. Esse processo é realizado semanalmente, contudo, no trabalho terapêutico infantil são incluídas sessões periódicas de orientação aos pais e visitas regulares à escola. Capacitação profissional em "Avaliação Neuropsicológica infantil, adulto e idoso" pelo Ciclo CEAP (Centro de Estudos Avançados de Psicologia). Curso de aperfeiçoamento em “Avaliação e I...... Local de Atendimento Interage "Espaço de Psicologia sicologia", Jundiaí (SP). Contato 11996970631 e 1145230294. Registro CRP 42.944

Notícia • 24 de Janeiro de 2024 • Ministério da Saúde

Conheça os resultados da saúde dentro da Nova Política Industrial

Imagem do resultado Notícia

DESENVOLVIMENTO EM SAÚDE - Entre as ações, Ministério da Saúde confirmou R$2 bilhões para o fortalecimento de parcerias público-privadas e instituições públicas, dentro da estratégia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) aprovou, na segunda-feira (22), juntamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o plano Nova Indústria Brasil (NIB). A política busca estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico no país por meio de investime...... DESENVOLVIMENTO EM SAÚDE - Entre as ações, Ministério da Saúde confirmou R$2 bilhões para o fortalecimento de parcerias público-privadas e instituições públicas, dentro da estratégia do Complexo Econômico-Industrial... Acesse aqui as metas para a saúde dentro da nova política

Notícia • 6 de Março de 2023 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Idade para realização de laqueadura e vasectomia passa de 25 para 21 anos

Imagem do resultado Notícia

Outros - SUS oferta de maneira gratuita vários métodos que ajudam com os cuidados relacionados aos direitos reprodutivos - Foto: Freepik Estão valendo as novas regras para cirurgias de laqueadura e vasectomia. A partir de agora, a idade mínima para realizar os procedimentos - que era de 25 anos - passa a ser de 21 anos para esterilização voluntária em pessoas com capacidade civil plena. Também não é mais necessária a autorização do(a) cônjuge, consentimento que era obrigatório até então. O Sistema Único de Saúde...... A partir de agora, a idade mínima para realizar os procedimentos - que era de 25 anos - passa a ser de 21 anos para esterilização voluntária em pessoas com capacidade civil plena.

Notícia • 5 de Dezembro de 2023 • Ministério da Saúde

Entenda como pode funcionar a agroecologia dentro do Plano Brasil Sem Fome

SEGURANÇA ALIMENTAR - Encontro latino-americano abriu diálogo sobre o papel do SUS nas políticas de produção e consumo alimentar - O consumo alimentar é central para a saúde e vai além de decisões individuais, considerando influências sociais, ambientais, políticas e econômicas. O assunto foi tema do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), com a participação de cerca de 76 organizações parceiras, entre sociedade civil; poder público; instituições de ensino, pesquisa e extensão; núcleos de estudos em agroeco...

Notícia • 6 de Junho de 2022 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Pesquisa do INCA: mais 28 milhões de pessoas estão protegidas do fumo passivo dentro de casa

Outros. Fortalecimento da legislação antifumo é apontada como principal razão para melhora do cenário. Mais 28 milhões de pessoas protegidas do fumo passivo dentro de casa no Brasil. A pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, foi divulgada nesta terça-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco. O estudo, publicado no artigo "Desnormalização do tabaco em casa: a contribuição da proibição de fumar em ambientes fechados no Brasil", analisou dados de levantamentos nacionais nos anos de 2008, 20...... Mais 28 milhões de pessoas protegidas do fumo passivo dentro de casa no Brasil.... pesquisadores do INCA observaram que, independentemente do ano de análise, pessoas que trabalhavam em ambientes fechados livres de fumo apresentaram também maior percentual de proteção ao tabagismo passivo dentro

Notícia • 31 de Março de 2021 • Ministério da Saúde

Ministro da Saúde fala sobre combate à pandemia em audiência da Câmara dos Deputados

Imagem do resultado Notícia

Marcelo Queiroga falou sobre autorização de leitos, aquisição e distribuição de vacinas, além de estratégias de combate à pandemia da covid-19.... O ministro falou ainda sobre a parceria entre o Ministério da Saúde e as indústrias produtoras de oxigênio, para aumentar a produção, e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para adquirir medicamentos... Questionado sobre campanhas de conscientização, Queiroga falou da estratégia adotada pela pasta.

Notícia • 5 de Abril de 2022 • Ministério da Saúde

Pouco conhecida e muito comum em idosos, afasia tem tratamento integral e gratuito no SUS

Imagem do resultado Notícia

Sinais e sintomas da Afasia Entre os principais sintomas estão a dificuldade de selecionar palavras dentro da sua narrativa, de expressar o que deseja, compreender o que é dito, ler e escrever, além de... Se a pessoa começar a falar ou escrever frases curtas ou incompletas, que não fazem sentido e/ou são incompreensíveis, trocar uma palavra por outra ou fonemas por outros fonemas, são indicativos do distúrbio... Pacientes com esse tipo de afasia geralmente não entendem o que está sendo falado e muitas vezes não percebem que as outras pessoas não conseguem compreendê-los.

Notícia • 21 de Abril de 2021 • Ministério da Saúde

Comorbidades: Saúde orienta vacinação contra a covid-19 por idade

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Mais de 17 milhões de pessoas com doenças preexistentes começam a ser vacinadas a partir de maio. Exames, receitas médicas e relatórios podem ser apresentados no momento da vacinação. Problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes são algumas das doenças pré-existentes que podem oferecer risco de agravamento da covid-19. Para garantir a vacinação dos brasileiros que possuem comorbidades, o Ministério da Saúde se prepara para atender esse público-alvo, que é o próximo ...... Mais de 17 milhões de pessoas com doenças preexistentes começam a ser vacinadas a partir de maio. Exames, receitas médicas e relatórios podem ser apresentados no momento da vacinação.... A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas com comorbidades sejam convocadas para vacinação de acordo com a sua idade, dos mais velhos para os mais jovens.

Notícia • 12 de Abril de 2024 • Ministério da Saúde

Ministra Nísia fala a alunos de Harvard sobre enfrentamento a crises de saúde

Imagem do resultado Notícia

CONTRIBUIÇÃO - Mestrandos do Departamento de Saúde Global e População da universidade norte-americana acompanharam a palestra na modalidade online - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi palestrante, na terça-feira (9), em uma aula sobre desafios de liderança para alunos do programa de mestrado em saúde pública da Harvard T. H. Chan School of Public Health. A proposta do curso é entender como o conhecimento científico pode ser aplicado, de maneira prática, para resolver problemas de saúde pública a partir do ol...... Equidade em saúde para o cuidado de população vulnerabilizadas A equidade foi um tema central em suas falas – tanto entre países, quanto em relação a classe social, gênero, raça e etnia.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024