Meu nome é antônio mendes martins tenho 64 anos. há alguns anos comecei a sentir uma dor nas costas, na altura da cervical e quando vem essa dor, eu me canso com pouco esforço, como caminhar por exemplo. já consultei um médico e me que seria músculo inflamado, mas não pediu exame. e agora precisei fazer uma rx do pulmão e acusou um nódulo. e estou agora um pouco apreensivo com isso. algum profissional pode me orientar sobre isso?

Dúvida enviada no dia 10/11/2022, da cidade de Fortaleza (CE) no aguardo de respostas

Respostas

Sim, você deve procurar um médico especialista para avaliar o seu caso. O médico pode recomendar exames de imagem para visualizar esse nódulo, como radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue, punção aspirativa com agulha fina ou biópsia para confirmar o diagnóstico.
Além disso, o médico pode recomendar tratamentos para aliviar a dor nas costas e também para o nódulo. Existem algumas opções de tratamentos que incluem medicamentos, fisioterapia, exercícios, acupuntura, entre outros. É importante que você siga as orientações do seu médico para que possa ter melhores resultados.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Tudo sobre: Meu nome é antônio mendes martins tenho 64 anos. há alguns anos comecei a sentir uma dor nas costas, na altura da cervical e quando vem essa dor, eu me canso com pouco esforço, como caminhar por exemplo. já consultei um médico e me que seria músculo inflamado, mas não pediu exame. e agora precisei fazer uma rx do pulmão e acusou um nódulo. e estou agora um pouco apreensivo com isso. algum profissional pode me orientar sobre isso?

Notícia • 5 de Abril de 2022 • Ministério da Saúde

Pouco conhecida e muito comum em idosos, afasia tem tratamento integral e gratuito no SUS

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Afasia é toda e qualquer alteração de linguagem que afeta a capacidade cognitiva, fala, linguagem verbal e leitura. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2021, 4.779 procedimentos ambulatoriais e 27 procedimentos hospitalares com pacientes que apresentaram queixas relacionadas à afasia na rede pública de saúde. Muito comum em idosos, a afasia é toda e qualquer alteração de linguagem que afeta a capacidade cognitiva, f...... Por ser pouco conhecida pela população, muitos pacientes e seus familiares não procuram ajuda médica especializada achando que não existe tratamento, mas a doença tem tratamento integral e é ofertado gratuitamente... Use sempre fases curtas e simples, se preciso for, repita. Escolha conversar sempre em ambientes tranquilos, sem agitação ou barulhos.

Notícia • 29 de Novembro de 2023 • Ministério da Saúde

Doença falciforme terá agora notificação obrigatória

Imagem do resultado Notícia

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA - A medida foi divulgada, nesta quarta-feira (29), em portaria no Diário Oficial da União. No Brasil, estima-se que 60 a 100 mil pessoas sofram da patologia, que é mais comum em pessoas negras - A partir desta quarta (29), os casos de doença falciforme passam a fazer parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública nos serviços de saúde – sejam públicos ou privados - em todo o Brasil. A inclusão da doença foi publicada na edição de hoje do Diá...... Segundo o boletim, no Brasil, entre os anos de 2014 e 2020, a cobertura média do programa foi de 82,37%.... Já os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) apontam que, entre os anos de 2014 e 2020, a mortalidade por doença falciforme foi de 0,22 a cada 100 mil pessoas.

Profissional de Saúde • Fisioterapeuta • Ibitinga (SP)

Dra. Helen Rodrigues - Fisioterapeuta

Imagem do resultado Profissional de Saúde

Sobre Helen, Olá, Atuo há 5 anos à domicílio e na Clínica Olá Doutor de Ibitinga. Minha área de atuação é em RPG, Geriatria, Ortopedia, Pilates, Dry-needling, Ventosaterapia, com ênfase nas dores musculoesquelética, afim de reestabelecer a qualidade de vida dos pacientes que me solicita. Tenho 27 anos e me formei na Universidade de Araraquara- Uniara, onde estagiei e adquiri a prática clínica, pois a mesma oferece o estágio aos estudantes. Foi o início de muitos tratamentos e troca de experiência com os colega...... Sobre Helen, Olá, Atuo há 5 anos à domicílio e na Clínica Olá Doutor de Ibitinga.... Tenho 27 anos e me formei na Universidade de Araraquara- Uniara, onde estagiei e adquiri a prática clínica, pois a mesma oferece o estágio aos estudantes.... Registro CREFITO 3/257485-F e Atuo há 5 anos à domicílio e na Clínica Olá Doutor de Ibitinga.

Notícia • 12 de Janeiro de 2024 • Ministério da Saúde

Rótulos de medicamentos deverão alertar sobre a presença de substâncias consideradas doping

Imagem do resultado Notícia

AGORA É LEI - Previsão está em nova lei, sancionada hoje, e busca evitar doping acidental por atletas - Os laboratórios farmacêuticos serão obrigados a incluir nos rótulos, nas bulas e nos materiais destinados à propaganda e publicidade de seus produtos um alerta sobre a presença de substâncias cujo uso seja considerado doping. A norma foi instituída em lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada, nesta sexta-feira (12), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A regra passa a valer em 180 dias. A Lei 14.80...... AGORA É LEI - Previsão está em nova lei, sancionada hoje, e busca evitar doping acidental por atletas - Os laboratórios farmacêuticos serão obrigados a incluir nos rótulos, nas bulas e nos materiais destinados

Notícia • 25 de Janeiro de 2023 • Ministério da Saúde

Tuberculose é uma das principais ameaças no território Yanomami

Imagem do resultado Notícia

MISSÃO HUMANITÁRIA - Equipe de reportagem do Ministério da Saúde acompanha atendimentos em Boa Vista - Era quase o fim do dia, nesta quarta-feira (25), e os voluntários da Força Nacional do SUS (FN-SUS) se preparavam pra encerrar os atendimentos quando quatro pessoas chegaram acompanhadas por um dos funcionários da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena) em Boa Vista (RR). A suspeita: tuberculose. A família ainda não tinha sido alocada em nenhuma das malocas pois havia sido transferida recentemente de um dos pólos d...... “Amanhã nosso assunto será tuberculose”, diz o médico emergencista Antonio Cedrim, 45 anos.... Na verdade, trata-se de meninos e meninas com quatro, cinco ou seis anos de idade que cresceram muito pouco desde que nasceram.... “O atendimento que mais me impressionou até agora foi de uma mãe que estava amamentando, mas pesava pouco mais de 27 kg”.

Notícia • 10 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Centro Cultural do Ministério da Saúde agora integra o Cadastro Fluminense de Museus

Imagem do resultado Notícia

SAÚDE E CULTURA - CCMS atua como espaço democrático de disseminação do saber na área de saúde pública - O Centro Cultural do Ministério da Saúde foi reconhecido como integrante do Cadastro Fluminense de Museus (CFM) pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O propósito é criar pontes diretas entre as instituições culturais e facilitar a realização de ações conjuntas. Segundo Edileuza Jordana, chefe do Centro Cultural do Ministério da Saúde, o local trabalha com o binômio cultura e saúde há m...... Segundo Edileuza Jordana, chefe do Centro Cultural do Ministério da Saúde, o local trabalha com o binômio cultura e saúde há mais de 20 anos.

Notícia • 29 de Abril de 2023 • Ministério da Saúde

Enfermeiros agora podem solicitar testes e indicar tratamentos para tuberculose latente

ELIMINAÇÃO DA TUBERCULOSE - Decisão do Conselho Federal de Enfermagem contou com articulação do Ministério da Saúde. A medida é fundamental para a estratégia de eliminação da doença até 2030 - Na última quinta-feira (27) o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou o parecer que permite enfermeiros de solicitar testes e indicar tratamento para tuberculose latente. Esta foi uma solicitação da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, que contou com apoio e articulação do Ministério da Saúde para ampliar o aces...... medida, o profissional de enfermagem, além de todo o protocolo que já realizam, poderão solicitar o teste de Liberação Interferon-Gama (IGRA) - exame para diagnóstico da infecção latente para quem precisa

Notícia • 9 de Junho de 2023 • Ministério da Saúde

Até agora, 43,3 milhões de pessoas se vacinaram contra a gripe no Brasil

DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO - Imunização é essencial antes da chegada do inverno, quando baixas temperaturas tendem a causar doenças respiratórias - Até o momento, 43,3 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. Nesta sexta-feira (9), Dia Mundial da Imunização, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus da influenza. Apesar do encerramento da campanha nacional no fim de maio, a orient...... O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses.

Dúvida de Saúde • 14 de Julho de 2023 • Otorrino • Santo Antônio de Jesus (BA)

Olá boa tarde! minha filha colocou sabonete dentro do ouvido e agora tá inflamado . médico só na segunda feira, tô cm um pouco de medo do que possa agravar isso em alguma coisa. 😟 obrigada! - Camila Oliveira ...

Dúvida enviada no dia 14 de Julho por paciente da cidade de Santo Antônio de Jesus (BA) no aguardo de respostas de profissionais... Minha filha colocou sabonete dentro do ouvido e agorainflamado . Médico só na segunda feira, tô cm um pouco de medo do que possa agravar isso em alguma coisa. 😟 Obrigada!.

Notícia • 17 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Tratamento contra o câncer de mama por meio do SUS salvou a vida de Fátima

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Mesmo com o susto do diagnóstico, ela foi em busca de tratamento com o pensamento positivo. Após observar o mamilo direito retraído, Fátima Castro resolveu ir ao ginecologista para fazer uma avaliação. Foi em um exame de ressonância que o médico detectou um nódulo espiculado escondido atrás do mamilo. “A sensação que eu tive foi de morte. Passei uma semana aérea, até tomar uma atitude”, confessa Fátima. Moradora do Guará (DF), Fátima, hoje com 59 anos de idade, descobriu o câncer de ma...... Moradora do Guará (DF), Fátima, hoje com 59 anos de idade, descobriu o câncer de mama em 2015. Apesar do susto com o diagnóstico, foi em busca de tratamento com o pensamento positivo.... O resultado acusou um tumor maligno, então foi necessário retirar o quadrante central da mama direita.... A médica retirou uma parte da outra mama para igualar as duas e também aproveitou um pouco da pele da pálpebra para reconstruir o mamilo.

Notícia • 21 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Emergência de Saúde em Território Yanomami completa dois meses; veja ações realizadas até agora

Imagem do resultado Notícia

MISSÃO YANOMAMI - Entrega de cestas básicas, fórmulas nutricionais para crianças com desnutrição, envio de agentes de controle de endemias e voluntários estão entre as ações - Há dois meses o Ministério da Saúde realiza ações para garantir atendimento aos povos indígenas do Território Yanomami, em razão da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por desassistência na região. O Centro de Operações de Emergência (COE) local e nacional, o envio de agentes de controle de endemias e de voluntário...... Além das especificidades regionais essa população precisa passar por uma triagem de avaliação do estado de saúde, isso porque determinadas condições clínicas, como a desnutrição, exigem cuidados no momento

Notícia • 11 de Junho de 2024 • Ministério da Saúde

Prédio do Ministério da Saúde em Porto Alegre passa por vistoria após enchentes

Imagem do resultado Notícia

RIO GRANDE DO SUL - Água chegou a quase 2 metros de altura na sede da superintendência da pasta no estado - Prédio histórico do Ministério da Saúde, em Porto Alegre, passou por uma vistoria nesta terça-feira (11). O edifício, que abriga a superintendência da pasta no Rio Grande do Sul, permaneceu um mês completamente alagado. Lá, a água alcançou cerca de 1,95 metro de altura. Equipes da superintendência finalizam o relatório de danos. Já se sabe que o arquivo com 9 mil pastas de documentos foi completamente destruí...... “Estamos conseguindo entrar no prédio agora. A água destruiu a nossa estrutura com muita violência. O arquivo, por exemplo, foi totalmente perdido.... Agora, temos que esperar”, comenta. Antes das cheias, a ideia era que os corredores do térreo recebessem exposições temporárias.... Água alcançou cerca de 1,95 metro de altura no edifício que abriga a superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul.

Medicamento • Reposição Hormonal • Fundação Oswaldo Cruz

Bio-Manguinhos Somatropina

Este medicamento é indicado: No tratamento de longo prazo de crianças com distúrbios de crescimento devido às seguintes condições: secreção insuficiente do hormônio de crescimento, síndrome de Turner (doença genética que só acomete mulheres), crianças nascidas pequenas para a idade gestacional que .... Fundação Oswaldo Cruz. Reposição Hormonal. Somatropina. Bio-Manguinhos Somatropina, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é indicado: No tratamento de longo prazo de crianças com distúrbios de ...... O tratamento deve ser descontinuado se a velocidade de crescimento em altura for 14 anos (meninas) ou >16 anos (meninos), correspondendo ao fechamento das placas de crescimento epifisário.... Se o tratamento com somatropina for interrompido antes de a criança atingir a altura final, o ganho em altura pode ficar prejudicado.... ) e rigidez muscular.

Notícia • 13 de Abril de 2023 • Ministério da Saúde

Brasil agora integra rede global de alerta e resposta a surtos. Saiba como o SUS ganhou destaque internacional

VIGILÂNCIA EM SAÚDE - Aceite levou em conta a atuação do Ministério da Saúde em eventos de saúde pública - O Ministério da Saúde foi aceito na Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN, na sigla em inglês para Global Outbreak Alert and Response Network), parceria internacional que trabalha para fornecer alertas precoces e coordenar a resposta a surtos globais de doenças. A instituição é ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). A estratégia vai acontecer por meio do Departamento de Emergências em Saúde Pú...

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024