SAÚDE E CULTURA

Centro Cultural do Ministério da Saúde agora integra o Cadastro Fluminense de Museus

10/03/2023
Luiz Baltar/MS

O Centro Cultural do Ministério da Saúde foi reconhecido como integrante do Cadastro Fluminense de Museus (CFM) pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O propósito é criar pontes diretas entre as instituições culturais e facilitar a realização de ações conjuntas.

Segundo Edileuza Jordana, chefe do Centro Cultural do Ministério da Saúde, o local trabalha com o binômio cultura e saúde há mais de 20 anos. "Ao longo da história, promoveu o acesso à informação em saúde, em variadas linguagens artísticas. Ainda que o CCMS seja uma instituição federal, é importante que também seja reconhecido como um museu e um espaço cultural pela comunidade museal. Portanto, recebemos o certificado como mais uma conquista a ser comemorada. É o CCMS se fortalecendo mais uma vez na cena estadual como espaço cultural e de conhecimento”, comenta.

O Cadastro Fluminense de Museus funciona como fonte de informações atualizadas sobre os museus do estado. Dessa forma, produz conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade, além de colaborar para o desenvolvimento e atualização do Cadastro Nacional de Museus.

“Esta organização em rede é um passo importante para a criação de mais canais de interlocução com a comunidade, disseminação de informações em saúde e reconstrução da história e das memórias coletivas”, complementa Edileuza.

CCMS

Situado em um prédio histórico que integra o Corredor Cultural do Rio de Janeiro, na Praça XV, o Centro Cultural do Ministério da Saúde foi inaugurado em 2001 e atua como espaço democrático de disseminação do saber na área de saúde pública.

Ao resgatar a história da saúde, o CCMS evidencia políticas públicas e incentiva a participação da sociedade na luta pela melhoria na qualidade de vida. Também presta atendimento ao público mediante serviços de informação em saúde, exposições locais, itinerantes e virtuais, eventos culturais, técnicos e científicos, exibições de vídeos, orientação ao usuário sobre consulta e pesquisa às redes governamentais de serviços, além de divulgação dos serviços da Biblioteca Virtual em Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde