Prevenção de doenças relacionadas ao uso de drogas

Significado para o sintoma Prevenção de doenças relacionadas ao uso de drogas

Tudo sobre: Prevenção de doenças relacionadas ao uso de drogas

Notícia • 21 de Fevereiro de 2022 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Atendimento a pessoas com transtornos mentais por uso de álcool e drogas aumenta 12,4% no SUS

Imagem do resultado Notícia

Outros. Registros são mais recorrentes entre homens e mais prevalentes na faixa etária de 25 a 29 anos. Foto: Pixabay O uso abusivo e a dependência em substâncias químicas é um problema global. No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. O número mostra um aumento de 12,4% em relação a 2020, ano com 356 mil registros. Neste domingo (20), no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcolismo,...... Por fim, o uso de múltiplas drogas e de outras substâncias psicoativas não listadas individualmente somam 151,3 mil atendimentos.... Os CAPS AD, especializados em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, oferecem atendimento a todas faixas etárias.... Quais são as formas mais eficazes para prevenir e para combater o uso abusivo de álcool e drogas?

Notícia • 20 de Fevereiro de 2022 • Ministério da Saúde

Atendimento a pessoas com transtornos mentais por uso de álcool e drogas aumenta 12% no SUS

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Registros são mais recorrentes entre homens e mais prevalentes na faixa etária de 25 a 29 anos. O uso abusivo e a dependência em substâncias químicas é um problema global. No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. O número mostra um aumento de 12% em relação a 2020, ano com 356 mil registros. Neste domingo (20), no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoli...... Por fim, o uso de múltiplas drogas e de outras substâncias psicoativas não listadas individualmente somam 151,3 mil atendimentos.... Os CAPS AD, especializados em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, oferecem atendimento a todas faixas etárias.... Quais são as formas mais eficazes para prevenir e para combater o uso abusivo de álcool e drogas?

Notícia • 29 de Novembro de 2023 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho após 24 anos

Quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos pelo SUS nos últimos 15 anos - A lista de doenças relacionadas ao trabalho foi atualizada pelo Ministério da Saúde, após 24 anos da sua... O documento é composto por duas partes: a primeira apresenta os riscos para o desenvolvimento de doenças; e a segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento.... Somente neste ano, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionados ao trabalho.

Notícia • 29 de Setembro de 2021 • Ministério da Saúde

Prevenção é o melhor remédio contra doenças cardiovasculares

“Até hoje, a prevenção continua sendo a forma mais eficaz de reverter o cenário das doenças cardiovasculares e, por isso, a APS é tão importante.... “A prática regular de atividades físicas está relacionada à redução de doenças, como a hipertensão, e no Guia nós lembramos que todo movimento é válido, desde a faxina em casa e o deslocamento a pé para... Em fase de pactuação, a estratégia baseia-se em promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares na APS; educação em saúde; qualificação da abordagem clínica; qualificação da gestão; e fomento

Notícia • 17 de Abril de 2024 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde amplia uso de teste para HTLV em gestantes no pré-natal

Imagem do resultado Notícia

PREVENÇÃO - Conitec considerou que o procedimento é eficaz e seguro e que sua implementação no SUS utilizaria recursos já disponíveis.... Vírus ataca as células do sistema imunológico - O Ministério da Saúde ampliou o uso do teste de triagem e teste complementar/confirmatório para uso em diagnóstico de HTLV (vírus Linfotrópico de Células... O HTLV também é um dos cinco agravos para a eliminação de transmissão vertical junto com sífilis, hepatite B, HIV e doença de Chagas.

Notícia • 17 de Agosto de 2022 • Ministério da Saúde

Prevenção é uma das maneiras mais eficientes para controle de doenças cardiovasculares

Imagem do resultado Notícia

Outros. Enfermidades se desenvolvem ao longo do tempo e de maneira silenciosa. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem atualmente as principais causas de morte do mundo, com especial destaque para as doenças cardiovasculares, que ocupam no Brasil e no restante do mundo, a primeira posição na lista. No Dia Nacional da Consciência Vascular, o Ministério da Saúde alerta que as doenças crônicas que compõem esse grupo apresentam causas múltiplas, vários fatores de risco, se desenvolvem lentamente ao lon...... As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem atualmente as principais causas de morte do mundo, com especial destaque para as doenças cardiovasculares, que ocupam no Brasil e no restante do... A prevenção é uma das maneiras mais efetivas no controle de doenças cardiovasculares e deve ter início o quanto antes.... Tratamento no SUS O SUS oferece tratamento para as doenças vasculares.

Notícia • 1 de Setembro de 2022 • Ministério da Saúde

Lesão pulmonar aguda pode estar relacionada ao uso de cigarros eletrônicos

Imagem do resultado Notícia

Outros. No primeiro trimestre de 2022, uso experimental de narguilé e cigarro eletrônico foi relatado por 7,3% da população brasileira. O tabagismo ainda é uma doença muito presente na população brasileira. Durante o ano de 2021, foram realizados mais de 711 mil atendimentos individuais por tabagismo. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, a prevalência de usuários atuais de produtos derivados de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional, foi de 12,8%, ou seja, 20,4 milhões de pes...... No primeiro trimestre de 2022, uso experimental de narguilé e cigarro eletrônico foi relatado por 7,3% da população brasileira. O tabagismo ainda é uma doença muito presente na população brasileira.... ao uso de cigarros eletrônicos, denominada EVALI (do inglês E-cigarette or Vaping use-Associated Lung Injury).... Esse efeito é chamado de tolerância à droga.

Profissional de Saúde • Anestesiologista • Bauru (SP)

Mario Wilson Uso Ruiz - Anestesiologista e Urologista

Especialidade Anestesiologista e Urologista. Local de Atendimento Hospital de Base de Bauru, Bauru (SP), Ame Ambulatorio Medico de Especialidades Bauru, Bauru (SP) e Hospital Unimed de Bauru, Bauru (SP)

Profissional de Saúde • Psicólogo • Ribeirão Preto (SP)

Jane Moraes Lopes - Psicólogo

Sobre Jane, Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Psicologia da Saúde, com projeto referente à Avaliação de Programas Preventivos para os problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas(2016). Pesquisadora visitante no Institute of Health and Society (IHS) da Newcastle University ? Reino Unido (2010). Mestrado pelo programa de Saúde Mental do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP (2009)...... ao uso abusivo de álcool e outras drogas(2016).... do uso de álcool e drogas na comunidade (2006 a 2010).... Tem estudado avaliação de programas de prevenção, programas de prevenção escolar, modelos de rastreamento do uso abusivo de álcool e outras drogas, implementação de intervenções breves, formação de profissionais

Medicamento • Vacinas • Instituto Butantan

Vacina Contra Raiva Uso Humano

vacina contra raiva uso humano vírus rábico inativado APRESENTAÇÃO: Suspensão injetável A vacina apresenta-se em frasco-ampola contendo uma dose de 1,0 mL de suspensão de vírus rábico injetável, proveniente de Células Vero infectadas com o vírus fixo Pasteur (PV). A suspensão viral é concentra.... Instituto Butantan. Vacinas. Vírus Rábico Inativado. vacina contra raiva uso humano vírus rábico inativado APRESENTAÇÃO: Suspensão injetável A vacina apresenta-se em frasco-ampola contendo uma dose de 1,0 mL de...... USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA DE ADMINISTRAÇÃO: INTRAMUSCULAR.... Crianças: Não são esperados problemas específicos que limitem o uso da vacina contra raiva uso humano em crianças. A dose da vacina para crianças é a mesma do adulto.... Idosos: Não foram realizados estudos específicos comparando o uso da vacina contra raiva uso humano em idosos.

Notícia • 1 de Fevereiro de 2024 • Ministério da Saúde

Novas publicações reforçam a promoção da saúde e a prevenção de doenças

O objetivo das publicações é instituir os PDDIG nas diversas esferas da gestão, órgãos, conselhos e instituições, reforçando a importância da pauta para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.... “É importante ressaltar que os conteúdos e as ações relacionadas ao guia não são destinados apenas aos profissionais de educação física ou demais profissionais de saúde.... "Esses documentos relacionados ao PDDIG são ferramentas estratégicas para ampliar a oferta de ações e serviços, a fim de promover, no dia a dia, mais saúde e qualidade de vida à população."

Notícia • 19 de Outubro de 2021 • Ministério da Saúde

Alimentação saudável é aliada na prevenção da obesidade e doenças crônicas

Saúde e Vigilância Sanitária. Ministério da Saúde aproveita a data mundial para reforçar orientações sobre alimentação saudável para a prevenção da obesidade e outros problemas de saúde A má alimentação é um dos principais fatores de risco para doenças e mortes no mundo. Por isso, no Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta (16/10), o Ministério da Saúde reforça as ações de promoção à saúde dos brasileiros, incentivando uma alimentação saudável para a prevenção da obesidade e de doenças crônicas não transm...... de risco para doenças e mortes no mundo.... de doenças.... Doenças como diabetes, câncer, e relacionadas aos aparelhos circulatório e respiratório são responsáveis por 63% das mortes globais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Notícia • 20 de Outubro de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Em simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, Queiroga reforça importância da Atenção Primária na prevenção de doenças

Imagem do resultado Notícia

Outros. Ministro da Saúde falou sobre a redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, uma das prioridades da pasta. Foto: Myke Sena O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou durante a abertura do 42º Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) o papel da Atenção Primária no enfrentamento às doenças cardiovasculares, responsáveis por mais de 18 milhões de mortes todos os anos ao redor do mundo. Em seu discurso na abertura do evento, nessa segunda-feira (18), o ministro apontou a redução da mor...... Ministro da Saúde falou sobre a redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, uma das prioridades da pasta.... “As doenças cardiovasculares são prevalentes no mundo todo. No Brasil, esse cenário não é distinto.... “Nas UBS nós iniciamos a promoção da saúde e a prevenção das doenças cardiovasculares, com atendimento à hipertensão, ao diabetes, à obesidade e onde fazemos o controle dos fatores de risco.

Notícia • 14 de Maio de 2022 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Governo Federal anuncia R$ 20 milhões para prevenção e controle de doenças cardiovasculares nas mulheres

Incentivo financeiro para implementação de ações é anunciado no Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher.... "Doença cardiovascular na mulher é um assunto prioritário para o Ministério da Saúde. Não só essa, mas todas as doenças que as afetam.... O investimento federal para prevenção e combate às doenças cardiovasculares poderá contemplar 482 municípios considerados elegíveis para o processo de adesão.

Notícia • 24 de Junho de 2022 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde destina recursos para ações de vigilância e prevenção de doenças

Saúde e Vigilância Sanitária. Foram destinados mais R$ 20 milhões para o desenvolvimento de ações de vigilância, prevenção e controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. O Ministério da Saúde habilitou estados e municípios a receberem recursos referente ao Incentivo Financeiro de Custeio às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. A habilitação de estados e municípios foi formalizada por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, são cerca de R$ ...... Foram destinados mais R$ 20 milhões para o desenvolvimento de ações de vigilância, prevenção e controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.... O Ministério da Saúde habilitou estados e municípios a receberem recursos referente ao Incentivo Financeiro de Custeio às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024