DESTAQUES DA SEMANA – SAES

Atenção Especializada à Saúde tem semana de participação em audiências, seminários e congressos

28/04/2023

Participação na audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre o Dia Mundial da Hemofilia, apresentação do Seminário Final da Chamada CNPq com foco nas áreas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde e presença do Ministério da Saúde no 32º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do estado de São Paulo foram alguns dos destaques que marcaram a semana da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes).

Confira os destaques:

  • Audiência Pública no Senado Federal

Participação em Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre o Dia Mundial da Hemofilia. A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

  • Seminário Final da Chamada CNPq

Realização do Seminário Final da Chamada CNPq/Decit/SCTIE/MS, nº 16/2021, para estudos de Revisões Sistemáticas, Revisões de Escopo e Sínteses de evidências para políticas com foco nas áreas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde. A apresentação ocorreu no dia 27 de abril com 11 pesquisadores em temas da Atenção Domiciliar, como custo beneficio da AD e Cuidadores.

  • 32º Congresso Anual da FEHOSP

O Ministério da Saúde participou do 32º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do estado de São Paulo (FEHOSP), que teve como tema central: "Saúde Filantrópica: assumindo papel de protagonista, construindo novas políticas".

Esse é o maior evento de saúde filantrópica do Brasil e foi realizado entre 24 e 27 de abril em Atibaia (SP), com a participação de mais de 1.300 congressistas, além da presença de representantes de 16 estados e do Distrito Federal.

O protagonismo da saúde filantrópica na construção de novas políticas para o fortalecimento do setor foi destaque nessa edição, que contou com 85 palestrantes de diversas áreas de atuação do ambiente hospitalar, desde a alta gestão até os técnicos e lideranças de setores fundamentais. Em paralelo ao congresso, foram promovidos fóruns técnicos, que contribuem para o intercâmbio de conhecimento.

  • Curso de Regulação de Sistemas de Saúde

Lançamento do Curso de Regulação de Sistemas de Saúde, em formato de Educação a Distância (EaD), com os e-books disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dividido em módulos:

  • 1º Módulo: Política Nacional de Regulação do SUS;
  • 2º Módulo: Gestão do SUS: Planejamento, Programação e Financiamento da Saúde;
  • 3º Módulo: Regionalização da Saúde;
  • 4º Módulo: Redes de Atenção à Saúde.

O objetivo do curso é qualificar os profissionais técnicos e gestores das áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria do SUS, com vistas à sustentabilidade e fortalecimento da Política Nacional de Regulação. O curso é aberto para todos os interessados, em especial profissionais de nível médio e superior, atuantes nas três esferas de gestão do SUS, em todo território nacional.

  • Visita técnica ao Hospital Águas Claras, em Brasília

Realizada com o objetivo de verificar a condição do hospital para autorização do estabelecimento e equipe para realização de transplante de medula óssea autólogo. No transplante autólogo, as próprias células-tronco hematopoiéticas do paciente são removidas antes que a quimioterapia ou radioterapia de alta dose seja administrada, depois são armazenadas para posterior uso. Após a quimioterapia ou a radiação estar finalizada, as células colhidas são infundidas no paciente.

  • 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT)

Apresentação, na CIT, da situação atual da Política Nacional de Sangue e da Hemobrás, com debate acerca da PEC nº 10/2022 – que dispõe sobre as condições e os requisitos para a coleta e o processamento de plasma humano. Atualmente, o Brasil conta com 2.097 estabelecimentos de sangue, com cerca de 300 serviços de hemoterapia produtores de hemocomponentes, 3,1 milhões de doações de sangue no SUS ao longo do ano de 2022 e potencial de 500 mil litros de plasma excedente de uso hemoterápico.

  • Agenda em Roraima

Visita do diretor do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência a Roraima para qualificação da gestão hospitalar para o estado.

  • Agenda com Andifes

Participação no encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que representa os reitores de diversas universidades federais da região Norte do Brasil para debater as perspectivas da saúde na Amazônia.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde