Saúde e Vigilância Sanitária

Cadastro de usuários na Anatel será utilizado para realização do Vigitel 2021

23/09/2021

Essenciais para a execução da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), os dados cadastrais dos usuários de serviços de telefonia foram compartilhados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o Ministério da Saúde. A coleta de dados para a edição de 2021 vai até 31 de dezembro.

Realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, o Vigitel monitora a frequência e a distribuição dos principais determinantes das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Anualmente, são entrevistadas, por telefone, pessoas acima de 18 anos de idade. Na avaliação do diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância das Doenças Não Transmissíveis, Giovanny França, o compartilhamento de dados será de fundamental importância para a realização da pesquisa, com a otimização da operação, melhoria do custo-benefício, além de possibilitar o aprimoramento do plano amostral e adição de novas modalidades. “Com isso, poderemos garantir, com o passar do tempo, mecanismos que garantam a precisão e confiabilidade do Vigitel no monitoramento das tendências das doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco, tão importantes para o monitoramento de diversas agendas estratégicas”, explicou França.

O Vigitel compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco de DCNT do Ministério da Saúde e, conjuntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e em populações escolares, vem ampliando o conhecimento sobre as DCNT no País e apoiando a formulação de políticas públicas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Os resultados desse sistema subsidiam o monitoramento das metas propostas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil.

Os dados compartilhados pela Anatel são parte da base cadastral dos consumidores utilizada na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de Usuários de Serviços de Telecomunicações. O compartilhamento obedece a determinação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante o sigilo e protege a privacidade de dados da população.

Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Fonte:Ministério da Saúde