Saúde e Vigilância Sanitária

Campo Grande realiza mais de 100 testes para a Covid-19

17/09/2021
Myke Sena

De Norte a Sul, de Leste a Oeste. O Ministério da Saúde enviou testes de antígeno para todas as 27 unidades Federativas do Brasil. Nesta sexta-feira (17), a Pasta lançou o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. O evento que marcou a iniciativa foi realizado ao mesmo tempo em seis estados brasileiros e transmitido ao vivo pelas redes sociais do Ministério. Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o evento ocorreu no Centro de Testagem Covid-19.

O prédio, que já foi Assembleia Legislativa Estadual e museu, hoje, hospeda a sede de testagem do município. Só na manhã desta sexta-feira (17), foram realizados mais de 100 testes. O Centro, inaugurado em 11 de agosto, já realizou mais de 5,8 mil testes até o momento. Isso equivale a uma média de 100 pessoas atendidas por dia e mostra a forte adesão da população.

O diferencial desta nova etapa do Plano de Testagem é a distribuição dos testes rápidos diretamente aos municípios. A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, contou que nesta primeira entrega, os critérios utilizados foram populacionais. “Posteriormente nós passaremos a mandar testes para regiões que estejam notificando maior números de infectados com a doença. Trata-se de um plano complexo, mas eficiente, que possibilitará a entrega diretamente à ponta”, disse.

Ao falar com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a transmissão, Rosana Leite reforçou que as estratégias elaboradas pela Pasta complementam as ações de testagem já implementadas pelo Ministério.

Os testes são feitos em lugares de grande circulação, de forma espontânea e aleatória. Assim, é possível identificar os casos de forma mais rápida, promover o isolamento dos casos positivos, além de rastrear e testar pessoas que tiveram contato com esses pacientes, que devem ficar isolados. A estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem levar mais tempo para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19 e, assim, evitar a disseminação.

Expansão

A previsão do Ministério da Saúde é distribuir para todos os 5.570 municípios 60 milhões de testes de antígenos até o fim de 2021. Só em setembro serão 9 milhões de testes entregues. Destes, 190.400 serão enviados para a região Centro-Oeste, sendo 35.160 para o Distrito Federal; 82.560 para Goiás; 40.580 para Mato Grosso e 32,1 mil para Mato Grosso do Sul.

Só nesta semana, o Ministério envia 2,4 milhões de testes para todos os municípios dos 26 estados e o Distrito Federal. A medida vai garantir a expansão do diagnóstico da Covid-19 em todo o território nacional.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde