Outros

Chamada aberta para submissão de trabalhos sobre saúde na Amazônia

19/12/2022

Imagem da notícia

Foto: Laísa Queiroz/MS

Pesquisadores, gestores e profissionais de saúde que trabalham questões relacionadas à Amazônia Legal têm a oportunidade de, ainda neste ano, enviar seus manuscritos para publicação. A chamada para o livro Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde na Amazônia fica aberta até o dia 23 de dezembro, próxima sexta-feira, e aceita contribuições sobre monitoramento e avaliação em saúde na região por meio de processos integrativos e incentivadores de práticas, técnicas e interlocuções.

Um dos eixos temáticos da obra é a experiência de gestão na Atenção Primária, por meio do programa federal de financiamento desse nível do Sistema Único de Saúde (SUS), o Previne Brasil. Ao todo, são oito temas abordados:

1. Experiências e análises da gestão da atenção básica (Previne) e especializada;

2. Políticas e programas de saúde para populações indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

3. Estudos sobre regionalização e regulação em saúde; estudos comparativos sobre situações de saúde nas faixas e zonas de fronteiras;

4. Estudos sobre o desempenho de sistemas de saúde e aspectos da resiliência;

5. Reflexões sobre sistemas de informação em saúde;

6. Pesquisas avaliativas no campo da economia da saúde e dos modelos de financiamento em saúde;

7. Gestão e organização de serviços de saúde, especialmente em redes de atenção;

8. Monitoramento e avaliação de agravos endêmicos e/ou de emergência de saúde pública.

As experiências abordadas podem ser relativas aos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins, Amapá, Pará, Mato Grosso, e Maranhão. Serão selecionados os manuscritos que atentem a questões como a identificação do contexto amazônico e/ou construção de alternativas de desenhos de pesquisa com abordagens qualitativas e/ou quantitativas; aporte metodológico e/ou validação; fortalecimento de estratégias e instrumentos para a gestão com ênfase na tomada de decisão.

O livro é organizado pela Associação da Rede Unida, pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) do Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, por meio da coordenação do Projeto GESP: Gestão e Políticas de Saúde Pública no Amazonas. Para mais informações, acesse o editar por aqui.

Laísa Queiroz/Saps/MS


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde