DESTAQUES DA SEMANA – SE

Conferência Nacional de Saúde e pauta antimanicomial marcaram semana da Secretaria Executiva

20/05/2023
Divulgação/MS

A semana da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde começou com mais uma reunião de organização da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial também esteve na agenda.

Confira os destaques:

Segunda-feira (15)

A semana começou com uma reunião da comissão organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, a gestão da Pasta está mobilizada na preparação para a conferência nacional.

“Será a primeira conferência democrática dessa nova era do governo do presidente Lula. Portanto, um momento ímpar, em que saudamos a democracia, em que substituímos o negacionismo e o autoritarismo pela ciência e pela democracia. Pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde, pelo seu fortalecimento, por direitos e cidadania”, destacou.

Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’, a 17ª Conferência Nacional de Saúde acontece de 2 a 5 de julho, em Brasília (DF).

Terça-feira (16)

O Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva realizou a 1ª Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa (CLNGIP).

Com o tema ‘Caminhos e desafios na defesa do SUS’, o evento reuniu participantes inscritos de todo o Brasil para discutir estratégias e ações necessárias para fortalecer a capacidade de gestão e de articulação entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas três esferas de governo, na perspectiva da garantia do pleno usufruto do direito à saúde por toda a população.

A diretora Conceição Rezende destacou a importância da participação social na gestão do SUS. “A 1ª CLNGIP é fruto de uma construção coletiva e cada participante é fundamental para a elaboração de diretrizes e propostas para a gestão interfederativa e participativa, contribuindo para promover o direito universal, equânime e integral à saúde”, disse.

Quinta-feira (18)

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi lembrado pelo Ministério da Saúde. O Departamento de Saúde Mental propõe demonstrar à sociedade brasileira a retomada da reforma psiquiátrica como eixo político da Pasta para a Saúde Mental e para o fortalecimento do SUS como política de Estado.

O secretário-executivo participou do evento alusivo à data na sede da Opas, em Brasília (DF). “Do ponto de vista da política de Estado brasileiro, quem trata da questão da saúde mental é o Ministério da Saúde. Uma representação formal, institucional e que nós não abrimos mão. Manicômio é um instrumento de opressão e o cuidado deve ser em liberdade”, apontou o secretário.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde