Saúde e Vigilância Sanitária

Congresso Virtual de Vigilância em Saúde foca em ações relacionadas à pandemia de Covid-19

12/11/2021

A vigilância das coberturas de vacinas Covid-19 na população brasileira, pesquisas realizadas durante a pandemia e estratégias de enfrentamento das doenças e agravos não transmissíveis pós-pandemia. Esses foram alguns temas discutidos no 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConViVS), promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, em parceria com Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O encontro, direcionado para profissionais, gestores, comunidade acadêmica e pesquisadores em saúde, teve início em setembro e contou com uma vasta programação sobre diversos assuntos relacionados à vigilância em saúde. O objetivo foi debater questões da vigilância em saúde no âmbito do enfrentamento da pandemia da covid-19.

Durante o encerramento do Congresso, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, destacou a importância da produção e da troca de conhecimentos proporcionadas pelo evento. “Devido à pandemia, aprendemos a trabalhar de forma virtual. Essa troca de experiências foi extremamente interessante porque nos permitiu expandir a participação de todo o país de forma ampla e democrática”, afirmou.

Realizado totalmente em formato virtual, o ConViVS alcançou uma repercussão positiva com o público-alvo do evento. Com uma média de 400 participantes por encontro – webinários e mostra de experiências – o congresso destacou-se como uma alternativa viável em tempos de pandemia. Foram 5.571 acessos durante o período de realização do congresso e 439 experiências inscritas na mostra virtual. Dessas, 25 foram selecionadas para apresentação e três experiências foram premiadas por meio de pontuação de jurados.

Mostra

No decorrer do ConViVS também aconteceu a 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde, com o tema “SUS Forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia”. Até o final da mostra, foram apresentados 25 trabalhos dentre os 439 inscritos das cinco regiões do Brasil.

Os participantes mostraram trabalhos sobre alternativas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Soluções de informatização para a implementação dos protocolos de testagem de Covid-19; controle e transparência dos dados epidemiológicos em tempo real; uso de tecnologias de informação e comunicação no cenário de pandemia; e utilização da tecnologia digital como instrumento de intervenção psicológica em hospitais no tratamento da covid-19: essas são algumas das experiências bem-sucedidas exibidas durante o encontro.

Os finalistas da mostra representam os estados do Rio de Janeiro e da Bahia. Doaine Souza, de Salvador (BA), ficou com o terceiro lugar pelo trabalho “Facilitando a Acessibilidade e Fortalecendo a Farmacovigilância dos Usuários Vacinados contra a Covid-19 no Município de Salvador”. A segunda posição foi para representante do Rio de Janeiro (RJ), Valcler Fernandes, que levou o prêmio com o trabalho “Conexão Saúde”.

Paola Cruz Dantas, também do Rio de Janeiro (RJ), conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Visitas Virtuais, Afetos Reais: A Tecnologia Digital como Instrumento de Intervenção Psicológica Em Um Hospital de Referência no Tratamento da Covid-19”. “Estávamos em busca de um trabalho que transbordasse humildade. Esse trabalho foi dedicado a todos os profissionais de saúde que perderam a vida na linha de frente da luta contra a covid-19. Apesar das adversidades, conseguimos nos reinventar e fortalecer o SUS, que é lindo”, afirmou a vencedora da mostra.

Os autores principais das três experiências selecionadas terão as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento custeadas pela SVS para participação na 17ª Expoepi – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.

Publicações

Durante o encerramento do Congresso, o secretário Arnaldo Medeiros aproveitou para realizar o lançamento de algumas publicações da SVS. Foram lançadas dez publicações, incluindo três da série Saúde Brasil. Um desses livros é “Saúde Brasil: Uma análise da situação de saúde diante da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo SARS-COV”, apresenta análise da situação de saúde diante da pandemia de covid-19.

Um dos principais lançamentos foi a nova edição do Guia de Vigilância em Saúde, que possui um novo projeto gráfico com sumário vinculado aos textos de forma individualizada. A obra está organizada em volume único, contendo 69 textos, distribuídos em 11 capítulos.

Lista de publicações lançadas no ConViVS

  • Saúde Brasil 2020/2021: uma análise da situação de saúde e de qualidade de informação;
  • Saúde Brasil 2020/2021: uma análise da situação de saúde diante da pandemia de covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2;
  • Saúde Brasil 2020-2021: anomalias congênitas prioritárias para a vigilância ao nascimento;
  • Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis 2021-2030;
  • Vigitel Brasil 2020: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico;
  • Guia para certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou Sífilis – 2021;
  • Suplemento do Guia brasileiro para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis Saúde Brasil 2020-2021: anomalias congênitas prioritárias para a vigilância ao nascimento;
  • Brasil Livre da Tuberculose: Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública: estratégias para 2021-2025
  • Guia de Vigilância em Saúde;
  • Manual de Redação Oficial da Secretaria de Vigilância em Saúde.
Fonte:Ministério da Saúde