Saúde e Vigilância Sanitária

Consulta pública sobre incorporação de medicamento no SUS para tratamento de hepatite C está aberta

23/09/2022

O Ministério da Saúde abriu consulta pública sobre a proposta de incorporação de um medicamento para o retratamento da hepatite C crônica no SUS, em pacientes com ou sem cirrose compensada. A tecnologia que passa por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) combina três antivirais (sofosbuvir + velpatasvir + voxilaprevir) que procuram inibir o processo de replicação viral no organismo, controlando a infecção. A sociedade tem até o dia 13 de outubro para participar.

A hepatite C é uma doença infecciosa que causa inflamação aguda ou crônica do fígado. O vírus é transmitido principalmente pelo sangue, sendo vias de contaminação possíveis as transfusões sanguíneas, hemodiálise, agulhas, seringas e materiais intravenosos; já a via sexual e a transmissão vertical não apresentam potencial de contaminação elevado.

Aproximadamente 80% dos pacientes são assintomáticos ou apresentam sinais e sintomas inespecíficos, comuns a diversas doenças crônicas do fígado, como febre, diminuição do apetite, dor abdominal e icterícia. Por essa razão, a maioria dos pacientes têm diagnósticos tardios, quando a doença já está em fase avançada e apresenta complicações secundárias. Dentre as complicações graves estão a cirrose e o câncer hepático.

A equipe técnica da Comissão apresenta o resultado ao Plenário, que emitirá a deliberação final. Na sequência, a demanda é encaminhada para decisão do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE/MS), conforme decreto que dispõe sobre a Conitec e sobre o processo administrativo para incorporação, exclusão e alteração de tecnologias em saúde pelo SUS (Nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011).

Para participar, clique aqui.

 

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde