Saúde e Vigilância Sanitária

Fiocruz entrega 3,9 milhões de doses da Astrazeneca ao Ministério da Saúde nesta sexta (15)

15/10/2021

Uma nova remessa de vacinas Covid-19 da Astrazeneca foi entregue ao Ministério da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (15). São mais 3,9 milhões de doses que chegam para fortalecer o Programa Nacional de Imunizações(PNI).

Das mais de 310 milhões de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados, 105,8 milhões são da Astrazeneca. As vacinas são distribuídas aos estados e ao Distrito Federal de forma proporcional e igualitária depois de acerto entre representantes da União, estados e municípios.

A tecnologia de fabricação da Astrazeneca consiste numa versão enfraquecida de adenovírus causador de resfriado. O vetor é modificado para não ser capaz de se replicar, e contém material genético que ajuda o organismo a identificar o coronavírus em caso de contaminação.

Campanha a todo vapor
Desde o começo da campanha, em janeiro de 2021, o Brasil aplicou mais de 251,6 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 150,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose - o que representa cerca de 94% da parcela da população-alvo (160 milhões). Mais de 101 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal.

Mais dados sobre distribuição e aplicação das vacinas estão no LocalizaSUS.

Fonte:Ministério da Saúde