Outros

Gestores e profissionais esclarecem dúvidas sobre Mais Médicos no Congresso Conasems

17/07/2023

Imagem da notícia

Foto: Paula Bittar

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde disponibilizou um espaço específico para atendimento de dúvidas dos gestores e profissionais sobre o Programa Mais Médicos para o Brasil. A programação fez parte do segundo dia do XXXVII  Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems), e teve como objetivo oferecer suporte do corpo técnico dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil para resolução dos desafios enfrentados nos municípios. O atendimento também foi realizado para esclarecer informações sobre os novos editais, adesão e remanejamento de profissionais nos programas de provimento médico do Governo Federal.

“Nesta sala fizemos atendimentos personalizados para os gestores. Eles vieram com inúmeras dúvidas, especialmente sobre o edital de coparticipação. Tivemos uma boa adesão, foi possível esclarecer questões personalizadas de cada município, cada um com suas demandas. Abrimos as planilhas, vimos cada município detalhadamente. Acredito que saíram satisfeitos com as informações", disse Katiuscia Lorena Silva da Fé, técnica da coordenação-geral de Provimento Profissional da Saps. 

Imagem da notícia

A atividade possibilitou um olhar cuidadoso levando em consideração as particularidades de cada município. Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, a saúde no governo atual engaja gestores, trabalhadores e profissionais para fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar na vida real do povo brasileiro. “Estamos muito orgulhosos de ter esse espaço aqui no Conasems para atender vocês. Esperamos que todas as dúvidas sejam resolvidas, porque queremos garantir que tenhamos um programa exitoso para que todo mundo possa reconhecer o SUS da constituição na nossa vida todos os dias e indicadores de satisfação da população com o programa”, disse enquanto agradecia a presença e adesão dos trabalhadores e das trabalhadoras.

O secretário municipal de saúde de Piúma, no Espírito Santo, Weriton Soroldoni considerou extraordinário esse contato próximo com os técnicos da Saps. “O Brasil tem alguns desafios, especialmente se tratando de políticas públicas de saúde. Por mais que a gente tenha as referências nos estados, essa proximidade faz a diferença, além da possibilidade de dialogar de uma forma tranquila sem ser por e-mail ou telefone. No meu caso, representando o meu município, foi extraordinário! Tive as minhas necessidades solucionadas”.

Palestras

Ao longo do dia, atividades da Saps continuaram ocorrendo no estande do Ministério da Saúde. A palestra sobre proposições da Política Nacional de Saúde Bucal apresentou um panorama do Brasil e as ações que têm sido desenvolvidas pela coordenação, além de tirar dúvidas sobre o Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb). Na palestra com a temática das equipes multiprofissionais (eMulti), a proposta foi conversar sobre o credenciamentos das equipes e as perspectivas futuras, além de debater como as eMulti podem contribuir para o fortalecimento da atenção primária.

Agnez Pietsch
Ministério da Saúde


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde