Saúde e Vigilância Sanitária

Médicos pelo Brasil: Marcus Leon atende a comunidade do Novo Gama (GO) por meio do programa

19/10/2022
Divulgação/MS

“Ser médico é salvar vidas. É cuidar, aliviar dores e, acima de tudo, se entregar”, resumiu Marcus Leon Gomes, médico bolsista pelo Programa Médicos pelo Brasil no município de Novo Gama (GO). Para Cloves Sales, paciente da Unidade Básica de Saúde local, o trabalho do médico é fundamental para a comunidade. “É um excelente doutor, que faz o possível e o impossível por nós. Ele tem sensibilidade pela população. É até difícil explicar porque ele é essencial aqui”, afirma.

O Médicos Pelo Brasil (MpB) nasceu com o objetivo de ampliar a prestação de serviços médicos em locais de difícil acesso e alta vulnerabilidade, além de incentivar a formação em medicina de família e comunidade, intensificando os cuidados com a saúde da população.

O sr. Cloves acredita que a presença de um médico na região leva mais saúde para as pessoas. Para o médico Marcus, poder acompanhar essa população é como estabelecer laços e ofertar saúde a longo prazo. “Por meio do programa posso fazer minha carreira na medicina e continuar em contato com a população, oferecendo um cuidado contínuo”, destaca.

Em números totais, mais de 3,3 mil médicos foram contratados pelo programa e outros 430 estão em fase final de contratação. Somente em 2022, dois editais foram abertos para chamamento de 2,5 mil novos profissionais, entre bolsistas e tutores. O objetivo é alcançar 5 mil médicos contratados pelo MpB até o final do ano.

Porta de entrada do SUS

Atualmente, a Atenção Primária no Brasil conta com mais de 91 mil médicos atuantes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fran Martins
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde