Outros

Médicos pelo Brasil: quase 18 mil profissionais já foram aprovados para o biênio 2022-2023

03/11/2022

Próximo de completar um ano de implantação, o programa Médicos pelo Brasil atingiu a marca de aproximadamente 18 mil médicos selecionados para trabalhar em 2022 e 2023. O número é alcançado após as provas do último edital, que disponibilizou 2,5 mil vagas em setembro - 312 para tutores e 2.188 para bolsistas.

Os profissionais passaram por processo seletivo, por meio de provas objetivas. O resultado mais recente foi o de médicos tutores, divulgado em 25 de outubro. Desde sábado (29), os aprovados já podem acessar o sistema para realizar a indicação de locais onde desejam atuar. De acordo com a nota e a classificação, os médicos aprovados no primeiro chamamento já poderão ser convocados para iniciar a admissão no programa a partir de amanhã (4) e se apresentarem nos municípios a partir do dia 11 de novembro. 

Para a seleção dos médicos bolsistas, o calendário seguirá as mesmas etapas, com previsão da apresentação dos médicos nos destinos brasileiros na segunda quinzena de novembro. As seleções de 2022 estão organizadas de modo que os profissionais já possam iniciar seus trabalhos em duas semanas, a contar da convocação oficial, priorizando o imediato atendimento à necessidade assistencial nos locais assistidos pelo programa.

Resultados crescentes

Além de terem imprimido mais velocidade ao processo de contratação dos médicos, as seleções de 2022 apresentaram resultados melhores que os do processo de 2021, no primeiro certame. Em relação ao maior interesse por parte dos médicos, no caso da seleção para bolsistas, o número de inscritos por vaga subiu de 3,5 candidatos na primeira seleção para 9,4 candidatos por vaga na segunda. Para o cargo de tutor médico, passou de 3,1 candidatos por vaga (2021) para 8 candidatos (2022). O aumento foi de 168%.

Houve, também, redução de eliminação/perda de candidatos por faltas na aplicação de provas. Entre os bolsistas, 30% dos inscritos faltaram à etapa de provas no de 2021, enquanto no edital de 2022, apenas 9,8% não compareceram. Entre os tutores, a queda no número de faltas foi de 41,7% (2021) para 21% dos inscritos em 2022. 

Número de aprovados é 110% superior

Em relação à seleção de 2021, que teve 8.518 médicos aprovados, a seleção de 2022 conta com total de médicos aprovados 110% superior, indicando chances pelo menos duas vezes maiores de ocupação imediata das vagas previstas, além de todas aquelas que vierem a surgir durante toda a vigência do edital. Os chamamentos e convocações dos aprovados no processo começaram no dia 28 de outubro e acontecerão quinzenalmente durante toda a vigência dos editais.

O Médicos pelo Brasil tem como princípio a seleção dos melhores médicos para a atuação na Atenção Primária à Saúde. Por essa razão, todos os processos seletivos são voltados para médicos com CRM, que passam por provas objetivas. No momento, são mais de 3.400 médicos atendendo a população em todas as regiões do País.

 CCOM/Saps/MS com informações da Adaps


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde