ARTES PLÁSTICAS

Ministério da Saúde abre exposições ao público

08/11/2023
Ministério da Saúde abre exposições ao público

As mostras Zé Gotinha do Brasil e 50 anos do Programa Nacional de Imunizações, em exposição desde setembro no túnel que liga o edifício sede aos anexos do Ministério da Saúde, serão abertas ao público pela primeira vez. A visita tem classificação livre, entrada gratuita e vai acontecer no dia 21 de novembro, às 10h.

Pessoas interessadas devem se inscrever online até o dia 20/11  

Segundo o Centro Cultural do Ministério da Saúde, caso as 15 vagas reservadas à visita sejam rapidamente preenchidas, a agenda será aberta a fim de contemplar todos os interessados. 

MOSTRAS  

A primeira exposição, situada de um lado do túnel e intitulada “50 Anos PNI”, apresenta – numa linha do tempo – os principais marcos históricos ligados à história da vacinação no Brasil, com os êxitos e os desafios da trajetória do PNI: desde antecedentes até perspectivas futuras. A segunda mostra, chamada “Zé Gotinha do Brasil”, apresenta 20 obras de arte, criadas exclusivamente para a exposição por artistas brasileiros, que retratam releituras do personagem Zé Gotinha, símbolo máximo da vacinação no país. 

As obras foram produzidas por Brixx Furtado, Felipe Cavalcante, Ruth Albernaz, Hugo Alberto, ÓGBÁ, Junior Pakapym, Paulo Bruno, Luiza de Souza, Laura Athayde, Michelle Cunha, TAI, Will Cavalcante, Bárbara Quintino, Marcela Cantuária, Daniel Bueno, Eve Queiroz, Evandro Marenda, Raro de Oliveira, Samuel Casal e Guilherme Karsten. 

MEDIAÇÃO 

Os visitantes serão recebidos por servidores do Ministério da Saúde, preparados na primeira edição da oficina “Formação de Mediadores para Exposições Culturais".  Alinhada à proposta de multiplicação do conhecimento, a oficina formou mediadores aptos a guiarem visitas das exposições previstas até janeiro de 2024. Entre outros conceitos, os servidores aprenderam sobre o processo curatorial e exploraram técnicas para proporcionar momentos lúdicos e enriquecedores. 

"A participação ativa dos mediadores é fundamental para a promoção de ações educativas e o enriquecimento da experiência dos visitantes. Os novos mediadores do Ministério da Saúde serão o nosso apoio em Brasília e vão disseminar nossa mensagem educativa a todos que visitam as exposições no túnel", disse Fabíola Simoni, chefe do Centro Cultural. 

Fonte:Ministério da Saúde