Ciência e Tecnologia

Ministério da Saúde atualiza protocolo para diagnóstico de pacientes com asma

30/08/2021

O tratamento da asma deve ser individualizado, levando em conta o controle e gravidade da doença, preferências do paciente e medicamentos disponíveis. Essa é uma das orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma atualizado pelo Ministério da Saúde.

A asma é uma doença que causa dificuldade para respirar, além de encurtamento da respiração e sensação de aperto no peito. A enfermidade tem tratamento, e é possível barrar complicações evitando exposição à poeira, ácaros e fungos.

O protocolo apresenta o conceito geral da asma, critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, além de diretrizes nacionais para acompanhamento dos pacientes.

A via inalatória, conforme as diretrizes, é sempre a preferida para o tratamento de manutenção e de alívio, por utilizar uma dose menor de medicamento, com maior efeito local e menos efeitos colaterais.

Acesse aqui a portaria que aprova o protocolo, assinada em conjunto pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) e Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (Sctie).

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde