NOVEMBRO AZUL

Ministério da Saúde lança campanha sobre saúde do homem com ação no Estádio Mané Garrincha

01/11/2023

O Ministério da Saúde lança, nesta quarta-feira (1º), a campanha Novembro Azul em uma ação no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), no jogo entre Flamengo e Santos, pelo Campeonato Brasileiro. A parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca sensibilizar a população masculina sobre o cuidado integral com a saúde do homem. Quase 34% dos homens brasileiros entre 20 e 59 anos não estão cadastrados nos serviços da atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), representando menos uso de serviços e menos ações preventivas e de promoção à saúde, em comparação às mulheres. Em 2022, apenas 28% dos atendimentos individuais na atenção primária foram de usuários do sexo masculino nessa faixa etária.

O cuidado integral envolve acompanhamento de rotina, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, promoção de hábitos saudáveis, cuidados com a saúde mental e prevenção de agravos, como câncer. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano.

O Ministério da Saúde recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para garantir o diagnóstico precoce. Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).

Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mudanças de hábitos como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade ajudam a reduzir os fatores de risco. As orientações também são centrais na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que lista acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes como eixos de ação para o desenvolvimento do cuidado com a saúde.

O rastreamento do câncer de próstata não é indicado para pessoas assintomáticas, no entanto, se o homem tem histórico de câncer na família ou fatores de risco, o rastreamento pode ser indicado por um médico. É fundamental que os homens tenham acompanhamento de rotina ao longo da vida para prevenção.

Fonte:Ministério da Saúde