Saúde e Vigilância Sanitária

No Nordeste, Salvador recebe Dia “D” da Mega Vacinação contra a Covid-19

20/11/2021
Laudemiro Bezerra/MS

A Arena Fonte Nova, em Salvador, capital da Bahia, é palco de grandes espetáculos do futebol para os baianos. Neste sábado (20), quem marcou um golaço foi a população da cidade que chegou cedinho para comparecer ao Dia "D" da Mega Vacinação contra a Covid-19 na Região Nordeste.

A mobilização nacional do Ministério da Saúde, que ocorre simultaneamente em seis capitais brasileiras, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a doença. A força-tarefa vai até 26 de novembro.

A medida visa chamar mais de 21 milhões de pessoas que estão aptas a tomar a segunda dose para completar o ciclo vacinal.

Em poucas horas do multirão, quase 500 vacinas haviam sido aplicadas na Arena Fonte Nova. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, esteve no estádio e vibrou com o resultado. "Além da vacinação em drive trhu, temos mais de 60 postos em Salvador. E é dessa forma que fazemos um SUS cada vez mais forte. Parabéns à população brasileira e a todos os secretários estaduais e municipais de Saúde. Salvador e a Bahia estão fortemente comprometidos com uma pátria vacinada", disse o secretário.

Cenário da vacinação na região
Só nos estados do Nordeste, são 6,7 milhões de brasileiros que devem voltar aos postos de vacinação para a segunda dose. A Bahia tem 2 milhões de pessoas nessa mesma situação, seguida pelo Ceará, com 1,3 milhão de brasileiros com o ciclo vacinal incompleto.

A iniciativa convoca também os brasileiros que precisam receber o reforço da imunidade que esta semana foi ampliado para toda a população acima de 18 anos.

Também há uma novidade: a redução do intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço. A partir de agora, o público-alvo desta etapa da Campanha de Vacinação, que corresponde a mais de 158 milhões de brasileiros, pode receber o reforço na imunização cinco meses após completarem o esquema vacinal. A recomendação é que o imunizante da Pfizer seja administrado de forma preferencial.

Na região Nordeste, 3,6 milhões de pessoas estão aptas para a dose de reforço ainda em novembro. No país, 12 milhões de brasileiros devem passar por essa etapa neste mês.

Até o momento, mais de 360 milhões de doses foram distribuídas aos estados e do Distrito Federal. Dessas, quase 300 milhões foram aplicadas, sendo 157 milhões de primeira dose e 128 milhões de segunda dose ou dose única. Isso corresponde a um saldo de mais de 60,6 milhões de imunizantes.

Foram enviados ao Nordeste 92,3 milhões de doses. Dessas, 70 milhões foram aplicadas. A região conta com um saldo de 23,6 milhões de imunizantes. À Bahia, o Ministério da Saúde enviou 24,1 milhões de doses de vacina. Dessas, 18,1 milhões foram aplicadas, com saldo de 6,5 milhão de imunizantes. Mais de 10,3 milhões tomaram a primeira dose e 7,2 milhões completaram o esquema vacinal em Salvador, segundo dados da plataforma LocalizaSUS.

Melhora nos índices da pandemia

Com o avanço na campanha de vacinação, o Brasil assiste a um cenário pandêmico mais arrefecido. Em comparação ao pico da pandemia, registrado abril, a média móvel de óbitos registrou neste sábado (20), uma queda de 91,87%. Em comparação com a média dos últimos 14 dias, a queda é de 14,97%.
 
Fernando Brito e Nathan Victor
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde