Saúde e Vigilância Sanitária

Novo medicamento para tratamento de hipertensão arterial pulmonar é incorporado ao SUS

10/08/2021

O Sistema Único de Saúde (SUS) agora oferece um novo medicamento para tratamento de pacientes adultos com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) classe III. O selexipague será indicado para quem não alcançar resposta satisfatória com outros remédios.

A HAP atinge artérias dos pulmões e do lado direito do coração. Alguns dos sintomas são tontura, falta de ar, tonturas e pressão no peito.

O selexipague é um medicamento que ativa seletivamente os receptores de prostaciclina - substância responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. O relatório técnico completo de recomendação do medicamento, realizado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) está disponível aqui.

Leia aqui a portaria que torna pública a incorporação do medicamento.

Saiba mais sobre a HAP

Com base na gravidade dos sintomas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a HAP em quatro classes: os pacientes que não apresentam limitações quando realizam atividade física comum, os pacientes que sentem-se confortáveis em repouso e têm limitações leves em atividade física comum (falta de ar, dor no peito e quase desmaio).

Há ainda quem tenha manifestações acentuadas decorrentes de atividade física com esforço menor que o habitual (falta de ar, fadiga, dor no peito e quase desmaio) e as pessoas que apresentam incapacidade de realizar qualquer atividade física sem sintomas, têm sinais de insuficiência cardíaca, podem manifestar falta de ar e fadiga mesmo em repouso.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde