Outros

Pacientes merecem ter no SUS referência de acolhida, com segurança e eficiência no atendimento, diz Queiroga

17/09/2021
Reprodução MS

A segurança dos pacientes, especialmente das gestantes, como um pilar dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta foi máxima defendida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o webinar “Gestação de alto risco: cuidado materno seguro”. O seminário foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e celebrado nesta sexta-feira (17).

Neste ano, a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente tem o intuito de aumentar a conscientização global sobre as questões de segurança materna e neonatal, especialmente durante o parto, bem como adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança materna e neonatal.

Queiroga destacou que o Ministério da Saúde atua com olhar especial sobre a questão da segurança materna. Citou a criação da Câmara Técnica de Mortalidade Materna para propor medidas de redução das taxas de mortalidade das mães e seus bebês. “Lançamos um programa especial dirigido para ampliar as condições de segurança do atendimento materno fetal. E as ações do Ministério não são dirigidas apenas à questão da assistência, mas, também, na área da pesquisa”, disse Queiroga.

“O Ministério da Saúde não pode nunca tirar do seu alvo a questão da segurança dos pacientes, que têm que ter no SUS uma acolhida que os dê segurança, e eficiência no atendimento”, afirmou o ministro.

Assista aqui ao pronunciamento do ministro Marcelo Queiroga.


Segurança do Paciente
Criado em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde no território nacional.

Dentre as iniciativas do programa está o Projeto Paciente Seguro, voltado à qualificação de profissionais de saúde, por meio de cursos a distância. São abordadas metas de segurança do paciente, plano de segurança do paciente e gestão de riscos.

O Ministério da Saúde também realiza o Projeto Saúde em Nossas Mãos, relacionado para a melhoria da segurança dos pacientes contra infecções relacionadas à assistência nas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais que prestam serviços ao SUS.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

 

Fonte:Ministério da Saúde